Oficinas, rodas de negócios e apresentações musicais de artistas maranhenses e nacionais vão movimentar a cena cultural de São Luís.
Por Ana Carla Mendonça

O projeto BR 135 chegou a São Luís para fortalecer o cenário cultural da cidade, dando visibilidade aos artistas locais e suas produções musicais. O evento vai promover entre os dias 24 e 26 de novembro, no Centro Histórico, uma série de shows, reunindo artistas dos cenários nacional e
maranhense, como Nação Zumbi, Liniker e os Caramelows, Boi de Santa Fé e Tássia Campos.
O BR 135 tem a proposta de fomentar a cultura e formar plateia de música autoral, produzida no Maranhão. “A ideia de produzir um festival de música independente, de porte nacional em São Luís, surgiu da necessidade de inserir a rica produção do Estado no cenário cultural de visibilidade nacional”, explica Luciana Simões, organizadora do festival.
O Festival tem um grande alcance de público e oferece aos artistas locais meios de vivenciar o ambiente de uma feira nacional de música. Além das apresentações musicais, o BR 135 tem espaços, como: oficinas de capacitação e rodas de negócios, que promovem o contato dos artistas maranhenses com agentes culturais do país inteiro. A expectativa dos organizadores do projeto é que ele possibilite a inserção de bandas maranhenses na programação cultural de festivais fora de São Luís.
Segundo Luciana, a realização do Festival BR 135 é importante para marcar, definitivamente, a entrada do Maranhão no roteiro cultural nacional e na rede de agentes culturais do país. “O projeto junta várias pontas dessa cadeia cultural, estabelece interconexão do setor e liga bandas, comunicadores, agentes e tecnologias”.
O BR 135 tem caráter empreendedor porque busca dar visibilidade nacional à cena musical local. “Queremos inserir os agentes maranhenses nas discussões atuais, que acontecem em todo o Brasil, a fim de atualizá-los sobre as transformações do cenário musical, como: o fim da hegemonia das gravadoras e as novas formas de consumo da música”, afirma Luciana Simões.
O Palco
O evento vai acontecer no Centro Histórico, que é um dos principais cenários culturais de São Luís. De acordo com a organizadora do festival, a escolha teve um caráter afetivo e também social, pois a ideia é ocupar a área com arte, combatendo o abandono da região.
Neste ano, o festival vai ter as participações de artistas nacionais, que possuem carreiras respeitadas, como: Nação Zumbi, Di Melo e da banda Liniker e os Caramelows. A seleção desses artistas foi feita a partir da sugestão do público nas redes sociais. Dentro das suas possibilidades, os organizadores buscaram atender aos pedidos dos apaixonados pela cultura musical.



Para mais informações sobre o BR 135, acesse:
0 comentário em “Festival BR 135 acontece neste final de semana”