Sem categoria

Inglês no celular: aplicativos facilitam o aprendizado do idioma

Os apps são indicados tanto para iniciantes quanto para quem já domina o idioma e quer melhorar a fluência.

Por Leonardo Azevedo

image

Com uma rotina no limite, encontrar tempo para se dedicar ao estudo de uma língua estrangeira pode ser uma missão difícil. A depender da rotina, conciliar as aulas de um curso de idioma com as outras tarefas do cotidiano não é viável para muitas pessoas. Nessa correria, os aplicativos podem ser uma ferramenta importante para auxiliar no aprendizado.

“Eu já tive alunos que aprenderam inglês mesmo sem nunca terem estudado [o idioma] em escolas públicas. Eles foram autodidatas e aprenderam por meio de músicas e filmes”, afirma a doutora em Linguística e Língua Portuguesa, pela UNESP, Marize Aranha. Ela é professora do Departamento de Letras da Universidade Federal do Maranhão e Coordenadora do Núcleo de Cultura Linguística (NCL) da instituição.

Além de filmes e músicas, outros recursos, que estão sendo muito utilizados para auxiliar no estudo de idiomas, são os aplicativos. O estudante de Engenharia Mecânica, Fernando Pessoa Coelho, 18 anos, faz curso presencial de inglês aos sábados pela manhã. Ele conta que usou o aplicativo Duolingo para ajudar no inglês. O app é interativo e as tarefas são organizadas em fases, o que cria a sensação de um jogo. O usuário perde uma vida quando erra e ganha pontos quando termina uma lição.

A busca por aplicativos interativos, que disponibilizem tarefas como um jogo, é o mais indicado, porque traçam metas para serem alcançadas pelos usuários. Os apps são indicados para todos os níveis e podem ser úteis para tirar dúvidas, relembrar conteúdo, além de ajudar na escrita e conversação. Para fixar o conhecimento e obter melhores resultados, os especialistas aconselham associar o uso dos aplicativos a livros e cursos presenciais ou pela internet.

Com o mercado cada vez mais competitivo, saber uma nova língua é um pré-requisito para empresas na seleção de candidatos a vagas de emprego.  “Há uma certa consciência hoje de que saber a língua inglesa vai ser um diferencial, principalmente no mercado de trabalho”, explica a professora Marize Aranha. A carreira é uma das principais motivações do universitário Fernando para aprender o idioma: “Como eu estudo engenharia, é praticamente obrigatório saber inglês como segunda língua”.

De acordo com um levantamento feito pelo EF Education First, e divulgado este mês, o Brasil apresenta um nível baixo de conhecimento em inglês, o país ficou na 40ª colocação.  A pesquisa mostrou ainda que quanto maior for o nível do inglês, mais elevada será a renda e a qualidade de vida.

Em 2015, a mesma pesquisa revelou que a proficiência do idioma é mais alta em países com maior acesso à internet e estima que, até 2017, três trilhões de pessoas, metade delas com smartphones, terão conexão à internet móvel em países em desenvolvimento.

No ano passado, a pesquisa apontou, também, que, nos países em desenvolvimento, o inglês está frequentemente ligado a objetivos de carreira, expansão do setor de serviços e uma melhor comunicação com o resto do mundo. Outro levantamento realizado, pelo British Council, mostrou que apenas 5% dos brasileiros afirmaram ter algum conhecimento do idioma. “As pessoas colocam na cabeça que inglês é difícil e não enxergam a necessidade real do conhecimento da língua”, afirma a professora Mariza Aranha, ao avaliar os números do último estudo.

Selecionamos três sugestões de aplicativos que podem ajudar a aprender inglês:

Duolingo

Organizado na forma de jogo, o app é divertido e promove a interatividade com o usuário. As tarefas são divididas em fases e auxiliam na leitura, escrita e conversação. O aplicativo testa a memória do “jogador”, que só vai se dar bem  nas atividade seguintes, se lembrar  dos conteúdos anteriores. Com isso, a pessoa perde uma vida quando erra e ganha pontos quando termina uma lição.

Download disponível para IOS, Android e Windows Phone

Babbel

O Babbel oferece uma plataforma bastante diversificada para quem deseja aprender outros idiomas. O usuário determina seu ritmo, mas, desde a primeira lição, já treina a pronúncia, isso porque o aplicativo possui reconhecimento de voz. No início, não é necessário cadastro, mas para obter lições mais organizadas é recomendável fazer o registro.

Download disponível para IOS e Android.

Busuu

Muito popular entre os internautas, o Busuu tem um diferencial se comparado com os demais aplicativos. O usuário tem seus exercícios de escrita corrigidos por pessoas nativas no idioma, porque o app é usado por 60 milhões de pessoas ao redor do mundo. O app possibilita também a chance de fazer amizades e são necessários apenas 10 minutos por dia para realizar as atividades.

Download disponível para IOS e Android

0 comentário em “Inglês no celular: aplicativos facilitam o aprendizado do idioma

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.