Sem categoria

Olimpíada Universitária incentiva a prática de esportes coletivos

O esporte coletivo promove interação entre os participantes, saúde e qualidade de vida.

Por Ana Carla Mendonça

Desenvolver o condicionamento físico, trabalhar em equipe e encontrar o equilíbrio da mente são alguns dos benefícios dos esportes coletivos. Para incentivar a prática desses esportes, o Ceuma realiza a Olimpíada Universitária. A competição reúne alunos de todos os cursos dos diversos campi da instituição. Além da Olimpíada, há práticas esportivas regulares ofertadas à comunidade acadêmica por meio do programa medida certa.

“Os esportes coletivos são importantes para a vida saudável por promoverem a melhoria da aptidão física do indivíduo, permitindo a redução dos riscos de morbimortalidade”, explica o coordenador do curso de Educação Física do Ceuma, Fabiano Furtado.

Para participar dos esportes coletivos na universidade é preciso fazer a inscrição na coordenação do curso de Educação Física. As inscrições podem ser feitas no próximo semestre letivo. Há vagas para modalidades como vôlei, basquete, handebol, futebol e futsal.

Saiba mais sobre as modalidades esportivas disputadas na Olimpíada Universitária:

– Vôlei: esporte coletivo praticado por duas equipes compostas por 6 atletas divididos por uma rede no centro da área de jogo. A quadra onde os atletas disputam a partida é retangular. Utiliza-se para a prática do esporte uma bola que deve ser passada para a quadra adversária por cima da rede central. O objetivo do jogo é fazer com que a bola toque o solo da quadra adversária.

– Basquete: esporte praticado por cinco jogadores com o objetivo de colocar a bola dentro de um dos cestos posicionados nas extremidades da quadra retangular. Utiliza uma bola maior que a maioria dos esportes.

– Handebol: competição entre duas equipes com sete atletas para cada time. O esporte acontece em uma quadra retangular que possui duas traves. A bola é manuseada com as mãos e a área das traves são reservadas apenas para os goleiros. O objetivo do jogo é arremessar a bola com as mãos nas traves fazendo com que ela transpasse a linha.

-Futebol: jogo entre duas equipes com 11 atletas em cada time. A disouta acontece em um campo retangular gramado. Os jogadores de linha são proibidos de utilizar os braços para manipular a bola. O objetivo do jogo é fazer a bola transpor a linha da trave adversária.

0 comentário em “Olimpíada Universitária incentiva a prática de esportes coletivos

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.