Sem categoria

Bolsa Fórmula Santander: a oportunidade de intercâmbio

Estudantes selecionados no programa de bolsas Fórmula Santander contam suas experiências e expectativas no intercâmbio.

Por Licya Santos

Anna Rhabbe recebe premiação no autódromo de Interlagos, em São Paulo.

Em sua 7º edição o programa de bolsas Fórmula Santander ofertou duas bolsas para alunos da Universidade Ceuma. Após passar por três etapas, a aluna do sexto período de biomedicina, Ana Rhaabe, foi selecionada para morar fora do país durante seis meses. O programa oferece uma bolsa auxílio de 20.150,00 (vinte mil, cento e cinquenta reais) para cobrir custos com transporte, alimentação e hospedagem, cabendo ao aluno escolher o lugar de sua preferência onde pretende ficar. A estudante vai no segundo semestre de 2017 para a Espanha.

Esse foi terceiro processo seletivo de programa de bolsas de intercâmbio estudantil que a universitária participou. “Além de estar feliz com o resultado, eu me senti preparada, pois precisei passar por todos esses processos para conseguir ser aprovada. Hoje, portanto, acredito que não vou decepcionar o Ceuma e nem o programa irá se decepcionar comigo”, afirma Anna Rhaabe.

A estudante de biomedicina participou da entrega da bolsa pelo banco Santander juntamente com o reitor da Universidade Ceuma, Saulo Martins, no autódromo de Interlagos em São Paulo. 

O Programa

O programa de bolsa Fórmula Santander tem como principal objetivo possibilitar aos estudantes de graduação e pós-graduação da Universidade Ceuma a oportunidade de intercâmbio internacional em instituições de ensino superior estrangeiras com as quais a universidade possui acordos de cooperação. O programa é patrocinado pelo banco Santander e oferece duas bolsas no valor de R$ 20.150,00 (vinte mil, cento e cinquenta reais) para ajuda de custo com alimentação, transporte e estadia.

Para que o aluno participe da seleção é recomendável que ele tenha um alto desempenho acadêmico, condições socioeconômicas desfavoráveis e bom conhecimento em outros idiomas. O processo seletivo para preenchimento das  vagas compreende três etapas. A primeira é a análise da documentação dos candidatos inscritos, na qual 10 candidatos são classificados pelas melhores médias no histórico escolar das disciplinas efetivamente cursadas. A segunda etapa compreende a entrevista e análise do currículo para avaliação das atividades de pesquisa e extensão realizadas pelos candidatos, bem como se o aluno é ou foi Top Five da Universidade Ceuma. A terceira etapa é a entrega da documentação exigida pela universidade estrangeira.

Experiências

Selecionada na edição passada da Fórmula Santander, a estudante de Biomedicina, Olinda Soares, está na Universidade do Porto, em Portugal. Ela acredita que além de ser uma mobilidade acadêmica, o programa possibilita uma experiência de vida enriquecedora, que desafia o estudante a sair da zona cômoda rumo ao desconhecido, ampliando o conhecimento de mundo.

“Faz um mês e uma semana que estou em Portugal. Cheguei em setembro, período em que as aulas iniciam aqui. No começo foi complicado me adaptar aos diferentes métodos avaliativos e como cada departamento funciona. Mas há todo um apoio por parte da universidade aos alunos estrangeiros, o que facilitou tudo”, explica a estudante.

Bruno Campelo, estudante de medicina, também teve a experiência de estudar fora do Brasil. Ele foi o bolsista selecionado da edição 2014/2015 do Fórmula Santander e destaca a convivência com pessoas de culturas diferentes e a importância do programa para a sua formação acadêmica. “Tive contato com disciplinas que hoje norteiam minha escolha da possível especialidade médica que quero seguir. Estou entre medicina de família, psiquiatria ou infectologia. Hoje já vivo de estágio, tanto aqui em São Luís quanto fora do estado. Isso foi fruto do aprendizado e experiência no intercâmbio”.

0 comentário em “Bolsa Fórmula Santander: a oportunidade de intercâmbio

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.