Jornalismo

Universidade CEUMA adere ao Outubro Rosa

Lançamento da campanha aconteceu no Campus Renascença e contou com voluntárias do Hospital do câncer Aldenora Bello.

Por Sebastião Neto

Reitor e gestores do CEUMA juntos com as voluntárias da campanha (Foto por Sebastião Neto) (1).JPG
Reitor e gestores do CEUMA juntos com as voluntárias da campanha

Em ação organizada por alunos do projeto de extensão Estação Ceuma, a campanha “Outubro Rosa” foi lançada na Praça de Alimentação do Campus Renascença.

Com o objetivo de conscientizar a comunidade acadêmica sobre a importância da prevenção, diagnóstico e tratamento precoce do câncer de mama, o evento foi sugerido pela Secretária da Reitoria, dona Aracy Barros, que também, há anos, trabalha como voluntária do Hospital Aldenora Belo. “É muito importante sensibilizar e despertar os jovens para esse assunto, conscientizar os amigos e familiares sobre como é fundamental se amar e se cuidar”, afirmou dona Aracy.

A Coordenadora Geral de Voluntários da Fundação Antonio Jorge Dino, Alice Jorge Dino, ressaltou a importância do autoexame não só para as mulheres, mas para o público masculino também, pois segundo ela, os homens ainda se deixam levar pelo preconceito, e acreditam que o câncer de mama é uma doença que atinge só mulheres. “Essa ação é essencial para que o público acadêmico tenha a visão do quão é importante falar do câncer de mama, pois ele tem cura e quando mais cedo for diagnosticado, maiores são os índices de cura total”, explicou Alice Dino.

Durante o evento, foram distribuídos laços rosa, símbolo da campanha e marcadores de páginas com informações sobre como fazer o autoexame. A coordenadora do curso de Farmácia, Cristiane Dominice, ressaltou o valor acadêmico que a ação agrega a alunos e funcionários da Universidade. “É fundamental falar para as pessoas procurarem orientação médica e fazer os seus exames de prevenção, e para aquelas que já enfrentam o problema, a campanha agrega um valor afetivo de acolhida, pois eles sentem que não estão sozinhos na luta”, afirmou.

O Reitor da Universidade Ceuma, professor Saulo Martins, esteve presente e comentou sobre a importância de trazer o assunto para comunidade acadêmica. “Nossa instituição tem uma grande responsabilidade na mobilização das pessoas em prol desse tema. Fazer isto tendo o envolvimento dos alunos tem uma força muito grande. Não é simplesmente uma ação institucional, mas uma mobilização da comunidade acadêmica para um tema de grande importância”, enfatizou o Reitor.

A campanha dura o mês de outubro inteiro, mas aqueles que quiserem buscar acolhida, esclarecimentos e apoio institucional, podem sempre recorrer ao Núcleo de Apoio ao Discente e Docente (NADD) da Universidade Ceuma.

Campanha contou com distribuição de laços e dicas de prevençao ao público acadêmico (Foto por Sebastião Neto)
Campanha contou com distribuição de laços e dicas de prevenção ao público acadêmico
Reitor Saulo Martins na confecção de laços da campanha (Foto por Sebastião Neto)
Reitor Saulo Martins na confecção de laços da campanha

 

0 comentário em “Universidade CEUMA adere ao Outubro Rosa

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.