Jornalismo

Segunda edição do Cine Debate movimenta comunidade acadêmica

Por Samya Marques

“Sou! E o que sou não precisa de desculpas” foi o documentário exibido na noite de ontem (3), em mais uma edição do Cine-Debate, projeto desenvolvido pela Liga Acadêmica do curso de Jornalismo (Lajor).

A peça audiovisual, dirigida por Jhonny Amorim e Ayrton Bastos, ambos estudantes da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), conta a trajetória de cinco drag queens, abordando suas motivações, relações com a família, primeiras transformações – conhecidas como ‘montagem’ – até o impacto que causam.

Ayrton Bastos explicou qual foi a sua proposta. “Quis trazer uma temática que fosse próxima de nossa realidade e dar visibilidade as drag queens do cenário local”.

Mediador Emmanuel Menezes, membro da LAJOR junto com Stenio Maciel, um dos participantes do documentário e o diretor Ayrton Bastos (2)

A mostra contou também com a presença de Stenio Maciel, que destacou o quanto o processo criativo que antecede a “montagem” foi uma forma de lidar com alguns problemas. “Eu sofro de ansiedade e insônia, então quando eu sinto esses sintomas, vou pensar numa maquiagem, em referências de roupas, vou produzir um acessório de cabeça”, revelou.

O estudante de Jornalismo, Alessandro Silva, ressaltou a relevância do Cine-Debate. “As exibições dos filmes possibilitam discutir temas que não possuem tanta notoriedade no espaço acadêmico. Eu e meus colegas de turma estamos produzindo uma revista sobre identidade de gênero, e temos consciência de que esses assuntos requerem um certo didatismo, porque as pessoas costumam confundir, o Cine-Debate tem se proposto a isso”, afirmou.

0 comentário em “Segunda edição do Cine Debate movimenta comunidade acadêmica

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.