Jornalismo

Dia da Engenharia

Por Janílson Silva

Você sabe que no dia 10 de abril comemorou-se o Dia das Engenharias? Para marcar essa data, que tal se informar um pouco mais sobre essa área? Vamos lá!!

Dia da Engenharia surgiu em homenagem ao Tenente Coronel João Carlos de Villagram Cabrita. A engenharia trouxe vantagens para a vida humana em sociedade. É através do trabalho dos engenheiros que problemas são resolvidos e  estruturas são criadas para facilitar e, muitas vezes, revolucionar completamente a vida humana.

Na Universidade Ceuma existem três áreas da engenharia, sendo elas: a Engenharia Ambiental, Engenharia Civil e Engenharia de Produção. 

 

Engenharia Ambiental

engeambiental.jpgTem como objetivo desenvolver técnicas de preservação do ambiente, como ar, água e do solo. Estuda os problemas que podem causar ao meio ambiente para projetar sistemas de esgotos e água. Apenas 10 instituições de ensino superior privadas e duas públicas oferecem graduações no Brasil. No Ceuma, o curso foi criado em 2006.

 

Engenharia Civil

engeambiental.jpgÉ o curso da área das engenharias mais conhecido, responsável por projetar e gerenciar obras de construção. O Engenheiro Civil chefia todas as etapas da construção, como também analisa o solo, ventilação do local, até a definição dos tipos de fundação e os acabamentos. Gerencia a parte elétrica, hidráulica e de saneamento do edifício e também define o material a ser usado.

Engenharia de Produção

engeambiental.jpgA Engenharia de Produção é responsável pelos projetos e a melhoria do sistema produtivo de integrados, como bens e serviços, recursos financeiros, materiais, tecnologia, informação e energia. Além de especificar e avaliar os resultados obtidos nesses sistemas para a sociedade e o meio ambiente. Trabalha com conhecimentos específicos da Matemática, Física, Ciências Humanas e Sociais.

 

0 comentário em “Dia da Engenharia

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.