Jornalismo

Ligas Acadêmicas proporcionam interação entre os cursos de Comunicação Social

Por Sthefany Paula

Tinha uma pauta e um briefing no meio do caminho. LAJOR e LAPUB – as primeiras Ligas Acadêmicas de cursos de Comunicação Social do Maranhão – são organizadas e movimentadas por alunos dos cursos de Jornalismo e Publicidade da Universidade Ceuma. As duas foram criadas no segundo semestre de 2017, mas só no começo de 2018 começaram a produzir efetivamente.

Os animais usados nos logotipos têm significados representativos dentro de cada curso. Conversamos com os presidentes das Ligas para saber mais sobre esse assunto.

“A raposa tem esperteza e astúcia, sem dúvidas, a identidade do jornalista.  Além disso, é um animal de percepção infalível, uma outra qualidade indispensável. Há quem diga que a foca é um símbolo mais informal, que representa o início do recém-formado  na área”, disse o presidente da Liga de Jornalismo (Lajor), João Almeida.

“O nosso símbolo é o elefante (apelidado carinhosamente de Valenzo). Historiadores acreditam que eles foram os primeiros outdoors vivos, uma vez que, antes de chegar às cidades, o circo enviava os elefantes, e assim a população entendia que, brevemente, o circo estaria se instalando no local. Da mesma forma, Valenzo vem com o objetivo de informar aos alunos de Publicidade que grandes projetos virão por aí”, explicou a presidente da Liga de Publicidade (LaPub), Fernanda Maryel.

Entre as propostas principais das Ligas está a construção de ambientes de aprendizagem, troca de conhecimentos, debates e prática de esportes, com o intuito de integrar os cursos de Comunicação. Abandonando a velha imagem que publicitários e jornalistas não convivem harmoniosamente.

Os principais eventos realizados surgiram de ideias que os próprios alunos compartilharam com as equipes das Ligas. Sempre que vai rolar algum evento, a LaJor disponibiliza um formulário simples para sugestões. Além disso, há as redes sociais das Ligas que também são abertas a toda e qualquer proposta. “Tem uma ideia? É só mandar um direct (Instagram) ou e-mail, e se tiver o contato de algum membro, é só enviar um WhatsApp”, ressaltou João Almeida da LaJor.

A maioria dos eventos são produzidos e executados pelas duas Ligas, por vezes com participação dos discentes do curso de Design. Essa relação tem por objetivo fazer com que os cursos interajam entre si, pois a união pode proporcionar resultados satisfatórios, como um número maior de público nos eventos e aproveitamento dos projetos. O intuito é fortalecer os laços e construir uma classe acadêmica de referência.

Eventos promovidos pelas ligas acadêmicas lajor e lapub (1)

0 comentário em “Ligas Acadêmicas proporcionam interação entre os cursos de Comunicação Social

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.