Jornalismo

Liga Acadêmica do curso de Fonoaudiologia promove evento em comemoração ao Dia Mundial da Voz

Por Janilson Silva e Sthefany Paula

O Dia Mundial da Voz é comemorado em 16 de abril. A Liga Acadêmica de Voz (LAV) comemorou a data com diversas atividades realizadas nessa terça-feira (17). “Esse dia é preestabelecido por vários países devido a necessidade de cuidarmos do principal instrumento de comunicação humana, a nossa voz”, informou o professor do curso de Fonoaudiologia da Universidade CEUMA, Juarez Moraes

LAV1
Liga Acadêmica de Voz (LAV) do curso de Fonoaudiologia

Durante a ação, a LAV realizou triagens da voz, aplicação de protocolos relacionados a sintomas vocais, análises acústicas e distribuição de maçãs. A triagem da voz é um procedimento que consiste no preenchimento de um protocolo da Escala de Sintomas Vocais (ESV), as perguntas generalistas podem resultar em breves diagnósticos sobre a saúde da voz. Conforme a análise dos dados coletados, o participante recebia encaminhamento para uma avaliação clínica com o Otorrinolaringologista ou Fonoaudiólogo, na Clínica Ana Lúcia Chaves Fecury, localizada na Universidade CEUMA.

LAV2
Triagem da Voz para identificação de sintomas vocais

Outro ponto importante da ação do Dia Mundial da Voz foi a distribuição de maçãs. É verdade que comer maçã ajuda a melhorar a voz? “Sim, a maçã ajuda a melhorar a voz porque ela tem um efeito adstringente que limpa a região da boca e a faringe. Ao mastigar a maçã estimulamos as gengivas e o sabor aumenta a quantidade de saliva. Além disso, a maçã libera uma sensação refrescante e hidrata o organismo, evitando a boca seca, um sintoma que atrapalha ao falar”, explicou o professor Juarez Moraes.

LAV3
Comer maça ajuda a melhorar a voz

A Liga Acadêmica de Voz da Universidade CEUMA foi criada há dois anos, desde então realiza atividades de orientação sobre a importância dos cuidados com voz, além de ações semanais com profissionais da área de jornalismo em algumas empresas de comunicação da cidade. Também atua na Escola de Música do Maranhão – Lilah Lisboa de Araújo, dando suporte aos cantores e professores de canto lírico.

“A Liga tem uma atividade bem intensa ao longo do ano, e o nosso trabalho não se limita a universidade. Esse evento de hoje é o quarto realizado dentro do CEUMA, mas o nosso foco, de fato, é o trabalho fora da IES”, destacou o presidente da LAV, Fagner Limam.

0 comentário em “Liga Acadêmica do curso de Fonoaudiologia promove evento em comemoração ao Dia Mundial da Voz

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.