Jornalismo

Liga Acadêmica do curso de Engenharia de Produção realizou ação para capacitação e implantação da ferramenta ‘5S’

Por Carliane Mendonça e Samantha Araújo

A Liga Acadêmica de Qualidade e Produtividade do curso de Engenharia de Produção da Universidade Ceuma desenvolveu uma ação voltada para a capacitação dos funcionários do Fórum de Desenvolvimento Sustentável da Vila Jaracaty, centro social que abriga projetos para melhoria do bairro. O objetivo foi apresentar e instrumentalizar esse público para a utilização da ferramenta “5S” no ambiente do trabalho.

“A liga começou a planejar o projeto esse semestre. Desde fevereiro, estávamos com o material sobre “5S” pronto, então pensamos onde e para quem poderíamos aplicar”, informou a diretora da Liga Acadêmica, professora Bárbara Elis Pereira.

foto 2, liga academica de engenharia de produção
Liga Acadêmica de Qualidade e Produtividade (Foto: Samantha Araújo)

A ação foi dividida em duas etapas. Primeiro os alunos da Liga explicaram aos funcionários todos os fundamentos da ferramenta “5S”; no segundo momento, partiram para a prática, com a aplicação da ferramenta nos setores do Fórum. “Esperamos que esse público utilize o senso da autodisciplina e mantenha esse projeto aqui no Fórum. Daqui a 15 dias voltaremos para capacitar as crianças, pois de nada adianta capacitarmos os monitores, se as crianças e adolescentes não entenderem também a importância da ferramenta”, explicou a professora Bárbara Elis.

Entenda a ferramenta “5S”

O “5S” é uma ferramenta que orienta uma empresa e/ou pessoa para o bom proveito de suas atividades, para que seja possível tomar decisões adequadas para o crescimento e formação profissional e pessoal.  “Em tudo que a gente faz queremos qualidade e essa ferramenta serve para isso”, comentou Luíza Braúna, aluna do 7° período do curso de Engenharia de Produção e presidenta da Liga Acadêmica de Qualidade e Produtividade.

O método foi criado no Japão, no período de pós-guerra, quando o país estava em crise, sem recursos e precisava se reerguer.  No Brasil, o conceito do “5S” foi traduzido para cinco sensos: utilização, ordenação ou organização, limpeza, saúde e autodisciplina. “É importante em todos os ambientes e até na vida pessoal, pois qualquer pessoa pode levar o conhecimento do 5S para onde for, é como se fosse uma corrente do bem”, destacou a aluna Luíza Braúna.

“É uma experiência nova, principalmente para mim. Faz dois anos que trabalho aqui e acredito que vai melhorar bastante depois do 5S. Olhamos um outro lado da realidade, vamos praticar e manter a organização para que as crianças também venham se conscientizar e saber as responsabilidades de cada um”, disse a funcionária do Fórum, Marcela Campos Diniz. “Está sendo fantástico, acredito que vai melhorar muito o espaço, só temos a agradecer pela ajuda e pela colaboração que esse projeto trouxe”, finalizou.

0 comentário em “Liga Acadêmica do curso de Engenharia de Produção realizou ação para capacitação e implantação da ferramenta ‘5S’

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.