Jornalismo

Trote Solidário promove campanha de doação de sangue na Universidade Ceuma

Por Samantha Araújo

O Instituto de Hematologia e Hemoterapia do Maranhão (HAIMA), em conjunto com a Liga Acadêmica de Terapia Intensiva (LATIN), do curso de Enfermagem, realizou, nesta quarta-feira (16), um Trote Solidário, promovendo uma campanha de doação de sangue para ajudar pacientes em tratamento. “Estamos com toda equipe formada e pedindo essas doações para ajudar nossos pacientes. Muitos não são de São Luís, e estão na fila para receber doações há muito tempo”, disse Carolina Maria Abreu, psicóloga do HAIMA.

Equipe Haima
Alunos e equipe do HAIMA (Foto: Samantha Araújo)

A doação de sangue ainda é um assunto que gera muitas dúvidas. As pessoas se questionam como funciona o processo. Existem alguns requisitos básicos para a doação, como ter entre 16 e 69 anos, pesar no mínimo 50kg, estar em boas condições de saúde, não ter ingerido bebida alcoólica pelo menos 12 horas antes da doação, além de outros critérios necessários.

IMG_8758

Para realizar a doação, bastava se dirigir até as salas onde aconteciam o atendimento, com a carteira de identidade em mãos. “Fazemos o cadastro e a triagem para ver se o candidato se adequa aos requisitos exigidos. Se tudo estiver bem, faz a coleta, que dura de quatro a cinco minutos. Depois, a pessoa fica mais 15 minutos em observação, pois esse é o período que pode ter alguma reação”, explicou Carolina Abreu.

IMG_8800

Existem várias formas de salvar uma vida. Doar sangue é uma delas. “É uma maneira em que eu realmente sei que estarei ajudando e salvando. Com apenas uma bolsa de sangue é possível atender até quatro pessoas”, contou Thayna Pinto, aluna do 3º período do curso de Enfermagem, que estava no processo de triagem para realizar a doação.

0 comentário em “Trote Solidário promove campanha de doação de sangue na Universidade Ceuma

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.