Por Flavianny Duarte
No período de 14 a 16 de maio, a Universidade Ceuma sediou o III Simpósio Nacional de Fisioterapia do Maranhão. O evento teve início na manhã da última segunda-feira (14), com a palestra “O Uso da Realidade Virtual e Wearables como Ferramentas de Reabilitação e Monitorização”, ministrada pelo professor doutor Vinícius Minatel, da Universidade Tiradentes – UNIT.
A mesa redonda “Dor crônica, quais as possibilidades?” teve grande destaque no último dia do Simpósio. Presidida pelo professor doutor Almir Vieira Dibai Filho, também contou com as participações dos professores Felipe Souza Barreto, Leydiane dos Santos e Maria Claudia Gonçalves.

O professor Almir Vieira explicou a importância de abordar esse tema, “A dor crônica é a principal causa de incapacidade no mundo, inclusive no Brasil. A dor lombar, a enxaqueca e a dor cervical são as mais comuns. Trazem prejuízos para o indivíduo, seja na qualidade de vida ou na funcionalidade, atrapalham as atividades sociais e profissionais, geram custos para a sociedade de uma forma geral”.
Ao final das discussões, os palestrantes deixaram dicas para os alunos evitarem esses tipos de dores: ter hábitos saudáveis, e, principalmente, praticar regularmente exercícios físicos, pois o sedentarismo e a dor crônica andam de mãos dadas.
A aluna do 7º período de Fisioterapia, Marcela de Araújo, destacou a importância de eventos como esse para o curso. “O Simpósio discutiu assuntos importantes, e teve a presença de profissionais renomados na área. Possibilitou a conteúdos de relevância que usaremos em nossa futura profissão”, ressaltou a aluna.
0 comentário em “Universidade Ceuma sedia III Simpósio Nacional de Fisioterapia do Maranhão”