Jornalismo

Perspectivas profissionais foi tema de Mesa Redonda

Por Samya Ribeiro e Suellen Evelyn

A mesa redonda “Perspectivas profissionais nos mercados de Jornalismo, Publicidade e Design”, contou com as presenças da analista de comunicação da Companhia Energética do Maranhão (Cemar), Luana Furtado, da gerente de desenvolvimento de projetos do Sebrae, Marina Lavareda e do diretor de criação do Grupo Phocus, Danilo Blume.

Com vasta experiência, a analista de comunicação e especialista em resolução de crises, Luana Furtado, iniciou o bate-papo contando um pouco de sua trajetória. “Já passei por impresso, Tv, assessoria, e minha dica é a multidisciplinaridade. Hoje em dia, por mais que você tenha uma formação técnica, com cursos intensivos, quando você vai para o mercado, ele quer um profissional de um jeito e você deve se adaptar”, afirmou. Para a assessora, o início é o momento para aproveitar todas as oportunidades que surgirem, levando em consideração o dinamismo do mercado de trabalho, em que hoje o profissional está em uma área, e amanhã pode estar em outra.

Para o publicitário Danilo Blume vale muito mais investir nos conhecimentos teóricos que irão te diferenciar no mercado. Segundo ele, percorrer todas as áreas só é recomendado para quem ainda tem dúvidas do que seguir. “Não pode ser generalista. A multidisciplinaridade é você entender outras funções que não a sua, mas é preciso que o indivíduo tenha foco no que ele quer fazer”, ressaltou. O diretor de criação da Phocus ainda contou, que recusou algumas oportunidades para atuar na área de sua paixão e preferência. E parafraseou Steve Jobs: “A única maneira de você fazer um bom trabalho, é você gostar do que está fazendo”.

foto 2
Danilo Blume (Foto: Suellen Evelyn)

Lívia Oliveira, acadêmica do 7º período de Jornalismo, acredita na ideia de Luana Furtado. “É de extrema importância se agarrar as oportunidades que aparecerem, pois é através delas que testamos nossas capacidades profissionais. Assim, não nos acomodamos com os resultados diários do nosso trabalho”, frisou. Para ela, é interessante saber como está o mercado, pois dessa forma, o indivíduo se torna flexível aos desafios.

0 comentário em “Perspectivas profissionais foi tema de Mesa Redonda

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.