Jornalismo

‘M’ de Movimento Sustentável

Falar de sustentabilidade é sinônimo de dedicação e pesquisa

Por Kananda Saraiva e Mayranna Lys

“Movimento Sustentável” é um projeto desenvolvido por alunos dos cursos das Engenharias, Arquitetura e Design, com a supervisão dos professores Osman Gerude Neto, Daniel Pereira e Madson Machado. Envolve quatro linhas de pesquisa: energia eólica, solar, aproveitamento da água da chuva e ar-condicionado.

Segundo a coordenadora geral do projeto, professora Cintia Leite, ao final das pesquisas, será escolhida, dentro de cada segmento, a ideia mais viável técnica e economicamente. Inicialmente, o Laboratório de Materiais e os Ateliês dos cursos de Arquitetura e Design serão os locais que servirão de campo para os experimentos.

M MOVIMENTO SUSTENTAVEL - Profa. Ma. Cintia Leite Gonçalves (ao centro) com parte da equipe de alunos e professores

As alunas Lucyellen Viana, 5° período de Engenharia Civil, e Caroline Carvalho, 5° período de Arquitetura, trabalham na parte do aproveitamento da água da chuva. Segundo Lucyellen, o objetivo é fazer com que essa água seja utilizada nos banheiros da Universidade. Um Pluviômetro, feito de garrafa pet, está sendo produzido para coletar e medir a quantidade de água de chuva que é desperdiçada. De acordo com o professor Marcos Soares, um dos instrutores do laboratório, estudos realizados em Pernambuco mostram que, em cada metro quadrado de telhado, corre 1 litro de água por segundo.

O professor Osman Neto, responsável pela linha de pesquisa que estuda os aparelhos de ar-condicionado, explicou que o objetivo do projeto é a reutilização da água condensada pelos aparelhos. A água passará por um processo de análise, para testar a qualidade e a viabilidade de seu uso na limpeza do campus. As análises serão feitas no Laboratório de Ciências do Ambiente da Universidade CEUMA.

Ao final do projeto, cada aluno receberá 60 horas de Atividade de Extensão. A aluna Caroline Carvalho reforçou importância do projeto para sua vida acadêmica e profissional. “Para crescer, tem que ir atrás de pesquisas e atividades acadêmicas que possam acrescentar ao currículo. Isso vai possibilitar o mestrado e doutorado futuramente”, disse.

 

0 comentário em “‘M’ de Movimento Sustentável

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.