Por: Sthefany Oliveira e Thayla Pereira
Começou nessa segunda feira (18), no campus Cohama, a primeira edição do Ceumarraiá. O evento aconteceu na quadra da instituição, com a apresentação de quatro atrações e a participação de professores, alunos e funcionários.
O grupo Dança Ceuma deu início a programação com uma animada quadrilha, que gerou interação com o público presente. Logo em seguida, Vanessa Fonseca apresentou a performance de Anitta Cover.
Para marcar o Dia Nacional do Tambor de Crioula, o Ceumarraiá também recebeu o grupo Arte Nossa. “O Tambor de Crioula é praticado desde a época da escravidão. Muitos povos abraçaram o tambor como uma herança, seja africana, quilombola, indígena, ribeirinha e cabocla. O Tambor de Crioula é uma identidade do Maranhão, e hoje em dia é muito praticado fora do estado”, ressaltou o cantor do grupo.
Vale lembrar, que o Tambor de Crioula é uma das mais belas manifestações culturais do Maranhão, tem sua origem ligada à resistência cultural dos negros e de seus descendentes. Em 2007, foi reconhecido como Patrimônio Imaterial da Cultura Brasileira pelo Instituto de Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). Atualmente, no Maranhão, existem mais de 60 grupos de Tambor de Crioula catalogados.

Fechando o primeiro dia, o Ceumarraiá recebeu o Boi da Lua, com seus 26 anos de tradição e emoção.
Mais registros do evento:
Registrou seu momento no Ceumarraiá? Encontre aqui sua foto:
0 comentário em “Primeiro dia do Ceumarraiá acontece no campus Cohama”