Giro Acadêmico Jornalismo

Feminismo é tema do Cine Debate

Por: Sthefany Oliveira

A coordenação dos cursos de Comunicação Social apresentou mais uma edição do Cine Debate, na última quinta-feira (16), no auditório Josué Montello. O filme “Chega de Fiu Fiu” colocou em discussão temas como feminismo, lutas sociais, identidade de gênero e se as cidades foram feitas para mulheres.

DSCN0882[1]

Participaram do debate Andréia Costa, aluna de Sistemas de Informação e criadora do Projeto Ela Faz e Jaana Pinheiro, participante do movimento Pedal das Minas. As duas responderam perguntas sobre machismo, preconceito e assédio no ambiente de trabalho, faculdade e, principalmente, por lugares públicos da cidade.

A interação do público foi dinâmica, com relatos de meninas que já passaram por algum tipo de assédio ou mesmo defenderam outras que se encontravam em tal situação. Os homens presentes também comentaram sobre como o comportamento machista é mantido em sociedade com naturalidade.

DSCN0877[1]

O filme Chega de Fiu Fiu narra a história de Raquel, Rosa e Teresa, moradoras de três cidades brasileiras, que, por meio do ativismo, arte e poesia resistem e propõem novas formas de (con)viver no espaço público.

A empresa Ela Faz é uma comunidade que conecta mulheres que precisam de serviço, com mulheres que realizam serviços. O Pedal das Minas é formado por mulheres que pedalam e utilizam a bicicleta para se empoderar, acolher outras mulheres e ocupar a cidade.

Link dos projetos:

https://elafaz.com/

https://www.facebook.com/groups/125447418096674/

http://chegadefiufiu.com.br/

0 comentário em “Feminismo é tema do Cine Debate

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.