Giro Acadêmico Jornalismo

Palestra destaca a evolução da fotografia

teste rwesumo

Por Janilson Silva e Nilciene Reis

“Olhares sobre a Fotografia Contemporânea” foi o tema da palestra promovida pelos cursos de Comunicação Social, na noite dessa segunda-feira (20). O momento foi alusivo ao Dia Mundial da Fotografia, comemorado em 19 de agosto, e teve como convidados Maria Thereza Soares, graduada em Cinema pela Universidade Federal Fluminense (UFF), e o maranhense João Bezerra, que atua há 12 anos como fotógrafo.

Coordenadora Polyana Amorim com os palestrantes João Bezerra e Maria Thereza Soares
João Bezerra, professora Polyana Amorim e Maria Thereza Soares

Ao longo da palestra foram exibidos vídeos que destacaram o contexto histórico e os processos evolutivos da fotografia, desde o daguerreotipo (primeiro dispositivo fotográfico). A fotografia contemporânea e os obstáculos enfrentados pela mesma em relação aos novos veículos tecnológicos, como o celular e os aplicativos de edição., também entrou na pauta de discussões.

Plateia

Durante a sessão de perguntas, o palestrante João Bezerra enfatizou a importância do profissional de fotografia. “O celular e os aplicativos podem fotografar muito bem, mas as noções de ângulo e outras técnicas são de responsabilidades do fotógrafo”, pontuou.

“É muito importante a gente debater sobre a fotografia contemporânea e, de maneira mais precisa, sobre a fotografia maranhense. Conhecer como ela se modela, como atravessa a história, suas relações com outras artes e suas apropriações para inúmeros processos”, ressaltou a professora dos cursos de Comunicação Social da Universidade Ceuma, Fabíola de Mesquita.

Maria Thereza Soares destacou o trabalho do Fotoocupação, que é um movimento independente criado por um grupo de fotógrafos liderados pelo casal Ruy Barros e Juliana Galvão. O objetivo é ocupar determinados lugares públicos da cidade para realizar exposições fotográficas.

“É interessante a forma como a fotografia evoluiu, e como se cruza com processos paralelos a ela”, observou Kilma Figueiredo, aluna do 4º período de Jornalismo da Universidade CEUMA.

A Coordenadora dos cursos de Comunicação Social, Polyana Amorim, ressaltou a importância da palestra, lembrando que “a fotografia é uma das principais linguagens de comunicação nos dias de hoje”. A Aluna do 3º período de Jornalismo, Aléxia Reis, acrescentou: “É importante um debate como esse, pois a fotografia trabalha com vários ramos da comunicação. A fotografia em si é comunicação”, concluiu.

0 comentário em “Palestra destaca a evolução da fotografia

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.