Destaque Giro Acadêmico Jornalismo

Escassez da neuropediatria no Maranhão foi tema de palestra na Universidade Ceuma

Por: Isabella Duarte e Suzane Mesquita

Fotos: Nazaré Nunes

A Liga Neurofuncional de Fisioterapia (LANEF) promoveu um encontro nessa terça-feira (28) com a palestra “A Abordagem neuropediátrica: um novo olhar”, cujo o principal problema debatido foi o pequeno quadro de neuropediatras no país e, principalmente, no Maranhão.

Especializado em Fisioterapia Pediátrica, o professor e palestrante Abdiel Dias apontou a importância que a neuropediatria possui no desenvolvimento das crianças e elencou a demanda que existe desses profissionais no mercado. Segundo ele, as regiões Sul e Sudeste são as que concentram o maior número de neuropediatria clínica, enquanto no Maranhão, o número é relativamente baixo, contando com apenas um profissional especialista em convulsões

O profissional traçou um paralelo da fisioterapia pediátrica brasileira a partir de sua experiência na América do Norte, mais precisamente no estado da Flórida: “Observei que os tratamentos realizados nos EUA são realizados de maneira macro, buscando logo o resultado imediato, enquanto no Brasil, o passo a passo é o que demonstra o êxito no tratamento dessas crianças”, relatou.

O objetivo primordial do evento, além de mostrar a relevância do assunto é também fortalecer o papel das ligas acadêmicas no espaço universitário. De acordo com professora doutora Sara Rodrigues “a LANEF busca tornar o aluno mais proativo para planejar ações que os façam ter maiores contato com o curso”. Para Joice, estudante do 9° período de Fisioterapia e presidente da Liga Acadêmica, o tema tratado veio mostrar aos alunos como a neuropediatria é uma ampla área de atuação dentro da neurologia e que o mercado está aí para ser aproveitado.

SONY DSC

 

0 comentário em “Escassez da neuropediatria no Maranhão foi tema de palestra na Universidade Ceuma

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.