Giro Acadêmico Jornalismo

Ciúme e relacionamento abusivo: existe relação de causalidade?

Por Suellen Evelyn e Talita Romênia

Na última quinta-feira (30), a coordenação do curso de Psicologia deu continuidade às palestras em comemoração aos 20 anos do curso. Dessa vez, o assunto em destaque foi a importância de identificar quando uma pessoa está em um relacionamento abusivo. O evento foi aberto ao público discente e contou com a presença da palestrante, Mestre em Psicologia Comportamental, professora Yanne Luana de Azevedo, e com a organizadora do evento, professora mestre Ana Gabrielle Guterres.

DSC_0091 (1)

Segundo Yanne Azevedo, é necessário debater o assunto constantemente, pois as pessoas que estão envolvidas nesse tipo de relação, geralmente, não conseguem identificar. “Há sempre casos em que o indivíduo tem como foco mais importante da vida o relacionamento, e dessa forma, acaba vivendo em função apenas disso. Tudo se torna secundário, o trabalho, as amizades etc. As pessoas que vivenciam isso enxergam seu parceiro como seu apoio e não aceitam o fim da relação. Assim, torna-se muito mais difícil perceberem que estão em um relacionamento abusivo”, frisou.

A estudante Bruna Valinhas, do 4º período de Psicologia, acredita que a palestra serviu para esclarecer melhor sobre o assunto e alertar ainda mais as pessoas. “Esse tipo de palestra é bastante importante para entendermos o relacionamento abusivo, e não só os pontos que geralmente lemos na internet, mas com informações que vão além disso, como suas diferentes visões, e de que forma prevenir tal situação”, comentou.

A professora Ana Gabrielle Guterres ressaltou que o principal objetivo do evento, além da comemoração dos 20 anos do curso de Psicologia da Universidade, foi também destacar o protagonismo dos alunos. “Realizamos o lançamento do UNIPSI (Projeto de Integração dos alunos de Psicologia), a GINCAPSI, a primeira gincana do curso e, dessa forma, proporcionamos espaço para que os alunos fossem protagonistas desse evento e para que houvesse uma discussão entre os grupos de pesquisa”, finalizou.

0 comentário em “Ciúme e relacionamento abusivo: existe relação de causalidade?

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.