Jornalismo Saúde

Setembro Amarelo: falar é a melhor solução

Por Taynara Silva e Kélia Lemos

O mês de Setembro é o mês dedicado à prevenção do suicídio no Brasil, período em que o Centro de Valorização à Vida escolheu para discutir a temática junto à sociedade, pois o problema, além de ser uma questão de saúde pública ainda é um tabu. Pensando nisso, o “International Association for Suicide Prevention” (Associação Internacional para a Prevenção do Suicídio) formalizou o dia 10 deste mês como o dia Mundial de Prevenção ao Suicídio.

Segundo dados da Organização Mundial da Saúde – OMS, a cada 40 segundos uma pessoa se suicida no mundo. No Brasil, isto ocorre a cada 45 minutos, totalizando uma média de 32 mortes por dia.

GRÁFICO 1 AJUSTE

O Setembro Amarelo foi criado para trazer à tona este assunto, que apesar dos dados alarmantes, ainda possui pouca visibilidade no debate público. O movimento nacional tem como objetivo conscientizar a população sobre o suicídio e mostrar que existe sim prevenção, e uma das melhores formas é através de diálogos e discussões, eliminando o estigma em torno do tema.

Grande parte das pessoas que convivem com pensamentos suicidas nunca gostam de comentar abertamente, pois se sentem com receio para falar a respeito. Se alguém por algum motivo confiou em você para discutir sobre isso, significa que ela não consegue mais lidar com o problema. Só quem sabe a dor é a própria vítima, sobretudo, é importante conscientizar que ninguém precisa carregar isso sozinho.

Os dois pontos que mais devem ser levados em consideração são: tentativas anteriores de suicídio e transtornos mentais.

GRÁFICO 2

O problema precisa ser mais amplamente discutido, visto que é uma questão grave de saúde pública desde 1990, de acordo com a OMS. Por dia, cerca de 32 brasileiros tiram sua própria vida, entre sua maioria pessoas com transtornos mentais como a depressão.

A campanha incentiva a pedir ajuda, pois na maioria dos casos, o suicídio pode ser evitado. A OMS aponta que, em média, para cada caso consumado há 20 tentativas. Por isso, o número 188 está à disposição de qualquer pessoa e dispõe de profissionais especializados no suporte e apoio aos usuários que entram em contato com o serviço.

Você não está sozinho. Peça ajuda!

0 comentário em “Setembro Amarelo: falar é a melhor solução

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.