Giro Acadêmico Jornalismo

Felicidade no ambiente acadêmico é tema da I Jornada Acadêmica de Prevenção ao Suicídio na Universidade Ceuma

Por Isabella Duarte e Nazaré Nunes

Que o ambiente acadêmico é um local onde se abrem os horizontes para uma visão mais crítica do que acontece ao nosso redor, isso ninguém tem dúvidas, mas que ele também é um local desgastante e carregado de cobranças e prazos, pouco se ouve falar, ou melhor, apenas entre alunos. Por isso, ‘A Felicidade no Ambiente Acadêmico’ foi discutida na Universidade Ceuma ,  pelo professor doutor da Universidade de Brasília (UnB), Wander Pereira.

Segundo dados da última pesquisa da Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior, realizada em 2014, 30% dos estudantes participantes já procuraram atendimento psicológico, isto demonstra o quanto o debate sobre a saúde mental deveria ter espaço dentro das universidades.

A pesquisa do professor Wander Pereira desenvolve-se em torno da implantação da disciplina “Felicidade”, inicialmente vinculada à grade curricular dos cursos de Engenharia. Isto fez com que a UnB se tornasse a primeira universidade pública da América Latina a oferecer a disciplina.  Uma das razões que motivou o pesquisador foi a taxa de evasão dos estudantes, que é de 40%. Considerada muito alta se comparada ao número de alunos que entram semestralmente na universidade.

Além disso, a UnB tem observado aumento no número de alunos com depressão e ansiedade, sobretudo no período decisivo de provas. O professor Wander Pereira relatou que pais já enviaram cartas aos coordenadores com pedidos como “Faça alguma coisa. Meu filho está doente”.

DSC_0581Professores e estudantes prestigiam palestra sobre felicidade no ambiente de ensino

A partir dessa realidade, a instituição, em conjunto com o corpo docente, resolveu criar a Comissão de Saúde Mental, destinada a desenvolver ações de promoção da saúde mental e aumento da qualidade de vida dos estudantes, propondo atividades como torneios de futebol, festas juninas, e, por fim, a disciplina de Felicidade, apresentada pelo professor.

Wander Pereira preocupa-se em não causar confusão com o teor da matéria. “Não  quero associá-la com autoajuda, para tratar os problemas das pessoas. Ela é diferente. É um tema considerado estranho no universo acadêmico. Felicidade é um negócio fluido, subjetivo demais, difícil de tangenciar com os métodos tradicionais”, afirmou, acrescentando ainda, que a disciplina vem de uma tradição oposta da ensinada nas universidades.

Segundo o professor, a procura foi grande. Das vagas ofertadas, 40 foram disponibilizadas para os alunos que já iniciaram algum tipo de acompanhamento pelos serviços de saúde mental na UnB, como forma de complementar do tratamento. Oportunidade como essa pode inspirar diversas instituições de ensino do Brasil.

0 comentário em “Felicidade no ambiente acadêmico é tema da I Jornada Acadêmica de Prevenção ao Suicídio na Universidade Ceuma

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.