Giro Acadêmico Jornalismo

Criatec 3 e Programa Universitário Empreendedor são temas de palestras promovidas pelo NITE

Por Talita Romênia e Suzane Mesquita

O Núcleo de Inovação, Tecnologia e Empreendedorismo  (NITE), da Universidade Ceuma, realizou uma palestra na última terça-feira (18), para discutir e mostrar as novas formas de tecnologias e inversões realizadas pela Inseed Investimentos através do projeto CRIATEC 3, que acelera o crescimento de empresas iniciantes.

O principal objetivo da investidora é aplicar o capital em empresas que já têm um produto validado e que estão se inserindo no mercado. O evento contou com as presenças de representantes do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES); de Marília Lima, PhD em Computação pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e head de investimento da Inseed; de pequenos empresários e de alunos dos cursos de Administração e Engenharia de Produção.

Segundo Marília, o NITE é de extrema importância para academia e para o desenvolvimento dos alunos envolvidos no núcleo. “A beleza do NITE é despertar nos alunos o interesse em criar produtos e serviços que de fato agreguem valor para sociedade como um todo. Transformar pesquisas em tecnologia, esse é o grande objetivo’’, ressaltou a head.

Foto 1Marilia Lima falando sobre sua experiência no Inseed

Programa Universitário Empreendedor

Na quarta-feira (19), o NITE fez o encerramento do Programa Universitário Empreendedor que ofereceu aos alunos da Universidade Ceuma uma oportunidade de construir seus pequenos negócios no meio digital, com a criação de aplicativos e sites que pudessem solucionar alguns problemas.

“Em meio a tanta crise no mercado financeiro, o programa tem como objetivo incentivar o acadêmico a saber empreender no mercado de trabalho, colocando seu próprio negócio para gerar renda. Além disso, nós buscamos capacitar os jovens na utilização de ferramentas digitais para o seu negócio”, explicou Rafael Bezerra, Agente de Aceleração do Nite e aluno do 10º período de Engenharia de Produção.

O conceito do programa tem foco no Design Thinking, que ajuda na imersão e no entendimento de parâmetros e padrões essenciais para criação de projetos de melhor qualidade, e busca a empatia e colaboração. Esses são temas essenciais para o desenvolvimento dos pitchs e startups.

Na noite de encerramento, os alunos puderam apresentar seus Pitchs e Startups, que são ideias que podem ser transformadas em empresas voltadas para a área digital.

Foto 2Apresentação das ideias dos Pitchs pelos alunos de engenharia de produção

Para a acadêmica do 9º período de Engenharia de Produção, Isabely Rodrigues, o programa a incentivou, juntamente com um grupo de amigos, a criar seu próprio negócio, intitulado APM (Avalie, Provoque e Mude), destinado a avaliar lanchonetes e restaurantes. “O APM foi pensado para avaliar esses lugares nos requisitos iluminação, sustentabilidade, acessibilidade, ruído e atendimento, como forma de contribuir para um melhor atendimento ao cliente que usufruirá do serviço”, explicou a estudante.

 

0 comentário em “Criatec 3 e Programa Universitário Empreendedor são temas de palestras promovidas pelo NITE

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.