Giro Acadêmico Jornalismo

Encontro NEC é realizado com Reitor da Universidade Ceuma

Por Suellen Evelyn

Aconteceu nessa quarta-feira (19), mais um encontro do Núcleo de Empregabilidade e Carreira (NEC), ministrado pelo professor Me. Saulo Martins. Dessa vez, a oficina teve como objetivo principal explicar como construir currículos, ressaltando a importância em apresentar competências e habilidades aos jovens acadêmicos que ainda não possuem experiências no mercado de trabalho.

“O currículo é o primeiro passo para ir em busca de uma vaga no mercado. Dessa forma, é necessário ter a construção de um bom material, visto que essa é uma grande dificuldade, pois muitas vezes os jovens não possuem experiência profissional e não sabem como demonstrar suas características e competências pessoais”, explicou.

DSC_0041Saulo Martins, Reitor da Universidade Ceuma, realiza oficina de como criar um currículo atraente com características e competências pessoais

O Reitor da Universidade Ceuma destacou ainda a respeito de como prosseguir em uma entrevista de emprego, tentando minimizar o nervosismo e como se autopromover para a empresa a qual se está concorrendo a uma vaga. “Mesmo se seu currículo apresentar suas melhores competências e no momento da entrevista isso não condizer com o que você diz e mostra, involuntariamente isto será considerado indícios de que está mentindo sobre algo. Por isso, fique seguro sobre o que diz e fale verdadeiramente acerca de suas qualidades no ambiente de trabalho”, frisou Saulo Martins

Brenda Silva, do 4º período de Psicologia, contou que a oficina foi fundamental para saber como fazer um currículo corretamente e deixar o seu conteúdo ainda mais rico. A estudante ressaltou que por não possuir experiência profissional foi interessante saber no que precisa focar e quanto aos objetivos que pretende atingir dentro da empresa, caso seja contratada. “O que aprendi com o Reitor é que devemos ser sinceros, não mentir quanto às nossas competências, estarmos seguros daquilo que estamos falando ao entrevistador, de maneira que ele consiga compreender o diferencial que podemos oferecer à empresa e mostrar que estamos focados em conseguir a vaga ofertada”, relatou.

A estudante comentou ainda sobre uma entrevista que já participou e o que mais lhe chamou a atenção no que se refere à construção de currículos. “Já participei de uma entrevista de emprego no Bradesco, entretanto consegui me sair tranquilamente, pois já havia passado por um treinamento com os estagiários da Psiworks (Empresa Júnior de Psicologia do CEUMA). Fiquei nervosa no início da entrevista, mas isso não atrapalhou o meu desempenho. Em relação à produção do nosso currículo, acredito que devemos inserir as informações mais importantes ao nosso respeito e focar naquilo que fará o diferencial para sermos contratados”, concluiu a acadêmica.

0 comentário em “Encontro NEC é realizado com Reitor da Universidade Ceuma

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.