Jornalismo

Parceria entre Vale e a Universidade Ceuma promove discussão sobre Indústria 4.0

Por Suellen Evelyn e Suzane Mesquita

Foi realizada nessa quinta-feira (20), na Universidade Ceuma, a palestra ‘Indústria 4.0’, em parceria com a Empresa Vale e organizada pela coordenação dos cursos de Engenharia.  O evento contou com a presença do especialista em Inteligência Artificial, Sofiane Labidi, além do palestrante Eduardo Bessa, gerente de TI da Vale.

DSC_0039Eduardo Bessa, gerente de TI da Vale, ministra palestra para alunos dos cursos de Engenharia

O objetivo da palestra foi discutir a importância das inovações tecnológicas sobre o advento de suas novas revoluções e mudanças que atingem a vida do homem do século XXI. O especialista em TI iniciou com o seguinte questionamento: “A humanidade está preparada para esse momento?”.

Em conversa, ele explicou que após as Revoluções Industrial e Agrícola, por exemplo, o trabalho braçal do homem foi gradativamente sendo substituído pelas máquinas e, a partir de então, houve um grande avanço, assim como as cidades foram se desenvolvendo. Em seguida, ocorreu a atual Revolução Tecnológica dos Computadores, regido pela Sociedade da Informação, a chamada “Era da Indústria 4.0”.

Acentuou ainda, que a tendência é de que a inteligência das máquinas não parem por aí. “A previsão é que antes de 2050 as indústrias dos computadores igualem à inteligência humana, mas ainda não sabemos o que acontecerá depois. Entretanto, hoje já temos robôs que trabalham como advogados e dirigem carros. Dessa forma, observa-se que as máquinas ficam encarregadas de trabalhos que podem ser realizados em poucos segundos”, contou.

O gerente de TI da Vale, Eduardo Bessa, ressaltou que as transformações digitais irão gerar, principalmente, rupturas e influências nos negócios, nas estratégias de operação e também nas nossas vidas, mudando os rumos dos empregos no futuro.

“Quando eu falo em transformação digital, a palavra mais forte é transformação, não é tecnologia. É válido destacar que pessoas são extremamente importantes para essas transformações, e que do ponto de vista externo haverá empatia por quem vai receber o serviço ou o produto, dessa maneira será possível modificar o negócio no qual gerenciam. E do ponto de vista interno é preciso questionar: a minha empresa está preparada para essa inovação?”, explicou o palestrante.

Alunos de Engenharia prestigiam palestra da Empresa ValeAlunos de Engenharia prestigiam palestra em parceria com a Vale

Para os acadêmicos presentes, o assunto abordado foi de extrema importância, pois trouxe profissionais que já têm conhecimento sobre tecnologia, por ser algo já prático do cotidiano da empresa. “Para mim, a palestra agregou bastante conhecimento, visto que na Engenharia Civil também utilizamos vários recursos tecnológicos e isso favoreceu para que eu pudesse me aprofundar mais na discussão”, relatou o estudante Alexsandro Viegas, acadêmico do 3° período de Engenharia Civil.

0 comentário em “Parceria entre Vale e a Universidade Ceuma promove discussão sobre Indústria 4.0

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.