Por Isabella Duarte e Nazaré Nunes
Foi realizado na última sexta-feira (21), no auditório Expedito Bacelar, o Café com Design, evento que acontece todos os meses e traz discussões sobre variados temas da área. O do mês de setembro foi o ‘Treta Design: a institucionalização do equívoco’. O bate-papo foi marcado por muita descontração e teve como objetivo abordar assuntos polêmicos do campo profissional, mas num clima de conversa entre amigos.
“A institucionalização do equívoco quer dizer que é comum tanto na academia quanto no mercado existirem alguns erros que são tão replicados, a ponto das pessoas entenderem aquilo como oficial”, afirmou um dos organizadores do evento, professor Mestre Pablo Neves. Segundo ele, este é um problema que acomete recorrentemente os estudantes de Design, por isso a importância de trazer a temática.
O ‘Café com Design’ não tem a pretensão de ensinar, mas de compartilhar e abordar questões controversas. Busca mostrar também como o mesmo assunto possui perspectivas variadas ao reunir diferentes profissionais e adentrar num debate mais amplo, visto que a discussão foi presidida pelos professores de Design e Arquitetura: Aquiles Andrade, Alex Soares e Ricardo Jessé Costa.
O Coordenador do Raitec (Laboratório de Design) e professor de Arquitetura e Design, professor Mestre Alex Soares, ressaltou também a importância da regulamentação da profissão e a possibilidade do Designer permear por várias áreas. “Ele pode trabalhar em uma indústria química, numa indústria de engenharia focada para a criação de produtos, mas mesmo exercendo sua profissão acaba por não ter uma verdadeira regulamentação”, ressaltou.
0 comentário em “Treta Design: a institucionalização do equívoco é tema do Café com Design do mês de setembro”