Giro Acadêmico Jornalismo

Projeto MEDITEM realiza encontro do mês de setembro em prevenção ao Suicídio

Por Suellen Evelyn

Aconteceu nessa terça-feira (25), mais um encontro do projeto MEDITEM (Medicina Integrativa e Espiritualidade na Educação Médica), uma iniciativa do curso de Medicina da Universidade Ceuma, através do NAPED – Núcleo de Apoio Psicopedagógico e Experiência Docente. A reunião, que ocorre mensalmente, aconteceu na sala de humanização do curso e contou com a presença de Mércia Leite de Souza, doutora em Biotecnologia Médica, com atuação na área de Acupuntura e Técnica de Mobilização do QI Mental e de Patrícia Matos, fisioterapeuta e especialista em Microfisioterapia.

O projeto, que está em seu segundo semestre, tem como objetivo debater temáticas como saúde e bem-estar físico, mental e espiritual. Além disso, seu propósito principal é enriquecer os alunos com conhecimentos e contribuir para a saúde psicológica, a redução do estresse, da ansiedade e da depressão, combatendo, dessa maneira, o surgimento de possíveis pensamentos e comportamentos suicidas entre os estudantes. “Eu entendo a mudança de comportamento dos alunos nessa correria. Por isso eu acredito que precisamos usar a prevenção para evitar que situações extremas aconteçam”, ressaltou Mércia Souza.

A acupunturista destacou ainda que o encontro trouxe a temática do ‘Setembro Amarelo’ por existir um aumento bastante elevado de suicídios entre médicos formados e em estudantes de Medicina. “O projeto além de prevenir esse tipo de ato, tem também por intuito fazer com que os alunos observem mais o comportamento de seus amigos e também de seus pacientes, pois quem tem intenções suicidas geralmente nos dá sinais”, concluiu.

Patrícia Matos, especialista em Microfisioterapia, contou que o assunto lhe toca profundamente. “Eu acredito que cada um de nós já passou por algum momento ou fase que gostaria de sumir, ou mesmo que de forma sutil, já pensou em largar tudo. E isso, no subconsciente, está ligado a uma sensação que de certa forma estamos matando uma parte de nós, mas que deveríamos nos preencher e nos irradiar daquilo que verdadeiramente somos”, frisou.

A fisioterapeuta destacou ainda, a importância do MEDITEM em contribuir para que os alunos consigam enxergar a junção da ciência com a espiritualidade. Dessa forma, o profissional entrega um atendimento muito mais completo. “É ter essa condição humana de enxergar o paciente não somente com o olhar da clínica, mas com um olhar mais amplo. Compreendendo que uma dor no pé pode estar relacionada a vários outros fatores e não somente a um processo inflamatório. É ter a consciência de que precisamos ser seres humanos em desenvolvimento, em construção e em unidade. Dessa maneira, nosso trabalho é integrar e expandir aquilo que verdadeiramente somos”, finalizou Patrícia.

A acadêmica do 3° período de Medicina, Raissa Pinheiro, explicou que a palestra foi muito significativa para ela, pois saiu de lá com o pensamento renovado, com vontade de conhecer mais a si mesma e de não desistir. Ela acentuou ainda que qualquer pessoa está vulnerável a passar por uma situação como depressão ou suicídio e que isso é mais comum do que se imagina. “O desânimo e a vontade de desistir pode atingir a todos, mas se unirmos forças e se encontrarmos novos objetivos, conseguimos superar”, relatou a estudante.

0 comentário em “Projeto MEDITEM realiza encontro do mês de setembro em prevenção ao Suicídio

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.