Giro Acadêmico Jornalismo

Cine Debate exibe o curta “Walter do 402” em alusão à campanha Setembro Amarelo

Por Talita Romênia

O Setembro Amarelo é uma campanha brasileira de conscientização e prevenção ao suicídio. A Universidade Ceuma promoveu, na última quarta-feira (26), no auditório Expedito Bacelar, um Cine Debate com a exibição do filme “Walter do 402’’, produzido pelo diretor de cinema e egresso do curso de Publicidade, Breno Ferreira. O filme retrata a vida de um idoso que sofre de depressão e enxerga o ato de tirar sua própria vida como a única saída. O evento também contou com a participação da neuropsicóloga e professora Dra. Cândida Lopes.

O cineasta falou sobre a relação do filme com a campanha. “Eu fico extremamente feliz e satisfeito de ter conseguido realizar um trabalho que tenha uma importância social e que possa gerar esse debate. Quando eu resolvi fazê-lo, me baseei na vida que minha avó levava. Ela sempre reclamava da solidão, então isso me motivou muito’’, relatou Breno. Ele acrescentou ainda, que escolheu o Rio de Janeiro como cenário porque na época era o estado com a maior concentração de pessoas que viviam sozinhas.

file (1)Convidados juntos aos estudantes que marcaram presença no Cine Debate deste mês

A Dra. Cândida Lopes comentou sobre como abordar o assunto de forma preventiva. “É necessário que busquemos maneiras para falar sobre suicido. Às vezes uma mensagem pode ser interpretada erroneamente, como, por exemplo, uma reportagem no jornal que conte detalhes de como aconteceu o ato. Isso pode ser o ‘aperto no gatilho’ para uma pessoa que quer se suicidar’’, alertou a profissional de Neuropsicologia.

0 comentário em “Cine Debate exibe o curta “Walter do 402” em alusão à campanha Setembro Amarelo

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.