Por Suzane Mesquita e Isabella Duarte
Aconteceu no Coworking da Universidade Ceuma, na última sexta feira (28), o #1°Sextou – Tecnologia e Inspiração com o tema “Um pouco sobre a Globo.com”. Esse momento contou com a participação do estudante do curso de Sistemas de Informação, Marcus Cartágenes, que relatou sua experiência como Desenvolvedor Premium e sua rotina de trabalho no portal de notícias.
Há três meses no cargo desenvolvendo ferramentas de software, o estudante do 8° período explicou aos alunos dos cursos de Sistemas de Informação e de Engenharia da Computação como está sendo sua vivência e sua adaptação em um dos maiores portais de notícias do país, além dos sistemas que mais são utilizados na empresa e o que o levou a querer trabalhar no portal online.
Os estudantes presentes puderam entender como a plataforma do portal funciona. “A Globo.com tem uma organização formada por times; eles geralmente têm quatro pessoas, um estagiário e um ‘Product Owner’ (dono de produto), que desempenha a função de porta voz de cada time, levantando todos os possíveis problemas para que sejam resolvidos e atribui metas para o ano todo”, explicou Marcos.
Estudantes conhecem um pouco sobre o portal Globo.com em bate-papo com Marcus Cartágenes
Dentro da empresa as pessoas estão divididas em duas seções. Uma parte trabalha com os produtos oferecidos pela Globo.com, como por exemplo Globoplay, no qual definem o tipo de conteúdo que irá ser abordado. E a segunda parte atua na plataforma responsável por disponibilizar ferramentas de software que sustentam os produtos no site, as quais possibilitam que os redatores disponibilizem seus conteúdos.
O desenvolvedor relatou que é integrante do time Multi-Contact, no qual é encarregado de renderizar e disponibilizar os conteúdos no portal. “No time que faço parte trabalhamos como desenvolvedor das templates – apresentação visual – e decidimos onde cada matéria irá ser posicionada para melhor visualização e experiência do usuário que tem acesso ao Globo.com”, finalizou.
0 comentário em “Estudante da Universidade Ceuma conta sua experiência no portal de notícia Globo.com”