Giro Acadêmico Jornalismo

Envelhecimento bem sucedido é possível

Por Kélia Lemos

É cada dia mais vital envelhecer desfrutando de saúde, bem estar e qualidade de vida. O chamado envelhecimento bem sucedido é uma meta a ser trabalhada, uma vez que no Brasil o aumento da população idosa é uma realidade. Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), até 2060, o número de pessoas com mais de 80 anos deve chegar a 19 milhões.

Com foco no assunto, o livro ‘Envelhecer: uma visão multiprofissional’ foi lançado nesta quarta-feira (03), na Universidade Ceuma. A obra, que surgiu a partir da preocupação de docentes de diversas áreas da Instituição, contempla o chamado tripé do envelhecimento bem sucedido.

O tripé é formado pelos seguintes pilares:

  • Boa nutrição: alimentação que inclui os grupos alimentares saudáveis necessários ao bom desenvolvimento do organismo, como verduras, legumes, frutas, fibras etc., além de boa hidratação;
  • Atividade física: prática de exercícios, preferencialmente os de pouco impacto, como caminhadas, esteira, yoga, hidroginástica, pilates, dança e ginástica em geral;
  • Atividade mental: atividades lúdicas, recreativas, didáticas, dentre outras que estimulem a atividade mental do idoso.

O livro escrito por autores de diferentes áreas foi organizado pelo professor Mestre em Neuropsicologia, professor pesquisador do Laboratório de Morfologia do curso de Medicina da UFMA e responsável pelo Laboratório de Microscopia da Universidade Ceuma, Dr. Bismarck Ascar Sauaia e também pela professora Mestra em Psicologia da Saúde, especialista em Neuropsicologia, Dra. Cândida Helena Lopes Alves. Além disso, contou com os seguintes autores em seus capítulos:

Adalgisa Lopes Pereira Sauaia

Alexsandro Ferreira dos Santos

Arthur de Almeida Berberian

Bruno Bavaresco Gambassi

Denise Carneiro Machado Cortez

Fabiano de Jesus Furtado Almeida

Francisca Maria Ferreira Noronha

Karla Virgínia Bezerra de Castro Soares

Lívia Muritiba Pereira de Lima Coimbra

Márcia Cristina Aguiar Mendes Machado

Rosângela Maria Lopes de Sousa

FOTO 2 (1)Organizadores, autores da obra e Reitor da Universidade Ceuma reúnem-se no lançamento de ‘Envelhecer: uma visão multiprofissional’. Foto: Kélia Lemos

Para presentear o evento com especialistas no assunto, a Universidade Ceuma contou com a presença da Dra. Jacira do Nascimento Serra, graduada em Medicina pela Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ, especialista em Geriatria e Gerontologia, Doutora em Políticas Públicas e docente da Universidade Ceuma e da Dra. Maria Zali Lucas, graduada em Medicina pela Universidade Federal do Maranhão – UFMA, com residência em Medicina interna em Geriatria e Gerontologia, além de Mestra na área de Sexualidade e Envelhecimento. O reitor da instituição, Professor Mestre Saulo Henrique Martins, também estava presente na manhã de lançamento.

As doutoras Jacira Serra e Maria Zali Lucas reforçaram ainda a importância de envelhecer com qualidade e alertaram para o perigo da velhice que é vendida na mídia, como “senhores que fazem maratonas” e “senhoras com o corpo fitness aos 60”, por exemplo. Para elas, o bom envelhecimento não é aquele que foca em um único aspecto ou em um “modelo” de envelhecer, mas aquele que promove cada vez mais saúde e qualidade de vida para esta geração.

FOTO 3 (1)Dra. Jacira do Nascimento Serra e Dra. Maria Zali Lucas falam sobre o envelhecimento bem sucedido durante evento. Foto: Taynara Silva

0 comentário em “Envelhecimento bem sucedido é possível

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.