Giro Acadêmico Jornalismo

Coordenação do curso de Direito realiza palestra em homenagem ao Dia do Egresso

Por Suellen Evelyn

Aconteceu na última sexta-feira (05), no auditório Expedito Bacelar, Campus Renascença, a palestra em comemoração ao dia do Egresso do curso de Direito. O evento contou com a participação da ex-aluna da instituição, Isabelle Passinho, advogada e especialista em Direito do Consumidor.

A especialista trouxe como tema “O direito das pessoas com deficiência”, que, segundo ela, é uma temática bastante específica, sendo raramente debatida em sociedade. Assim, o objetivo da palestra foi mostrar à comunidade acadêmica em geral o comportamento intolerante de indivíduos quanto a essa realidade, e alertar os estudantes sobre a diversidade social. A pesquisadora na área de acessibilidade destacou ainda, que o Direito como um fato social precisa necessariamente atender a essa expectativa e que todas as pessoas precisam ter acesso aos seus direitos.

entrega de certificadoProf. Me. Cristiane Caldas realiza entrega de certificado à egressa de Direito, Isabelle Passinho

“Embora o direito das pessoas com deficiência esteja hoje voltado aos Direitos Humanos, dificilmente alguém entra na graduação vendo essa área como um ramo dessa profissão. Todavia, existe uma legislação institucional, infraconstitucional e tratados internacionais que pautam o direito das pessoas com deficiência e que tem sido amplamente discutida no Brasil”, relatou a especialista.

Segundo a professora Mestre Cristiane Caldas, coordenadora de atividades complementares do curso de Direito, a palestra fez parte de um projeto do curso que evidencia os egressos. Ela ressaltou ainda, que o assunto debatido é extremamente importante, pois reflete a garantia de direitos dos cidadãos.

“Atualmente, observa-se cotidianamente em estacionamentos, pessoas que não possuem deficiências e que mesmo assim param seus carros em vagas proibidas. Isso não pode mais acontecer. Cabe a cada um de nós termos a consciência apurada para que possamos fazer a diferença. Assim como Isabelle explicou na palestra, precisamos ter sensibilidade em olhar para o outro de forma igual como cidadão em sociedade”, ressaltou.

plateiaEstudantes de Direito marcam presença em evento em alusão ao Dia do Egresso

Nataly Martel, acadêmica do 8º período do curso de Direito, contou que a palestra serviu para mostrar a importância em cada cidadão olhar para o outro com respeito e superação de discriminações, preconceitos, segregações, falta de oportunidades e, que desse modo, todos conquistarão um caminho mais justo e igualitário em sociedade.

“Para mim, as questões sobre acessibilidade foram as mais interessantes, pois além de ser um direito garantido em Lei e por ser dever do Estado promover o acesso aos bens e serviços coletivos, nós como cidadãos, devemos também contribuir para que a acessibilidade dessas pessoas seja feita de forma efetiva, segura e eficaz”, revelou a estudante.

0 comentário em “Coordenação do curso de Direito realiza palestra em homenagem ao Dia do Egresso

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.