Giro Acadêmico Jornalismo

Programa Universitário Empreendedor é apresentado na Universidade Ceuma

Por Suzane Mesquita

O campus Turu foi a primeira unidade a receber a segunda edição do Programa Universitário Empreendedor (PUE) deste ano, promovido pelo Núcleo de Inovação, Tecnologia e Empreendedorismo (NITE).

O PUE tem como objetivo auxiliar e fomentar acadêmicos, funcionários e egressos da instituição de ensino no desenvolvimento de seus próprios negócios, possibilitando a geração de renda e solucionando problemas comuns. Assim, o NITE realiza esse projeto com a finalidade de preparar o aluno para o mercado de trabalho, além de possibilitar a construção de produtos digitais.

DSC_1019 Lai Amorim ao lado de organizadores do PUE. Fotos: Nazaré Nunes

A programação contou com a participação da Program Manager do NITE, Lai Amorim, que mostrou aos presentes o funcionamento do PUE; o que os interessados podem fazer para empreender; como identificar os problemas reais e quais soluções podem ser utilizadas para resolver casos simples que aparecem em nosso cotidiano.

O NITE estabelece alguns valores que devem ser seguidos no PUE:

  • Aprendizado ativo
  • Comunidade
  • Meu notebook é meu escritório
  • Autogestão
  • Empatia

“O programa acontecerá em quatro semanas e o propósito é fazer com que os alunos possam desenvolver seus negócios durante esse período, tornando-os reais e oportunizando a comercialização de seus produtos. Além disso, estamos pensando em formar equipes com as melhores 10 ideias, as quais serão submetidas por um edital para serem selecionadas a participar do projeto”, explicou a Lai Amorim.

Um dos conceitos está baseado no Design Thinking, abordagem oriunda da área do Design que foi adaptada para empresa. Nela, os gestores buscam uma forma de expandir horizontes na hora de criar e executar tarefas (hiperlink). Além do mais, o NITE trata o Design Thinking Culture, que versa entre pensamento corporativo e pensamento experimental, envolvendo os valores mais específicos: empatia, colaboração e experimentação.

A empatia é o mais importante no programa, pois incentiva a pessoa a se colocar no lugar do outro e pensar quais problemas ela está passando até chegar em uma solução. Um exemplo bastante comum é o Aplicativo Uber, que tornou a locomoção mais acessível, em oposição ao serviço prestado pelo táxi.

Para Ana Luiza, estudante do 4° período de Design , o Programa Universitário Empreendedor é de extrema vitalidade para seu curso, pois acrescenta no seu desenvolvimento para o mercado de trabalho. A acadêmica ainda contou uma ideia que está sendo estudada. “Em parceria com alguns amigos, estou planejando desenvolver algo relacionado à situação da Central de Atendimento ao aluno, assunto muito recorrente na Universidade Ceuma. Mas, ainda estamos lapidando a ideia do que pode ser”, declarou.

0 comentário em “Programa Universitário Empreendedor é apresentado na Universidade Ceuma

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.