Giro Acadêmico Jornalismo

Violência contra a mulher é tema de palestra do curso de Enfermagem

Por Suellen Evelyn

“Violência contra a mulher não tem desculpa, tem lei!” foi o tema da palestra realizada no Campus Anil, organizada por alunos do curso de Enfermagem. O objetivo foi trazer conscientização e ressaltar a necessidade de uma legislação especial de proteção à mulher. O evento foi aberto ao público e contou com a presença da delegada do Departamento de Feminicídio do Maranhão, Ludimila Pimenta.

A especialista em Ciências Criminais explicou que a mulher precisa de uma proteção especial e que muitas pessoas já questionaram a constitucionalidade da Lei Maria da Penha, pois, para alguns, essa lei estaria privilegiando a mulher em detrimento ao homem.

“O Direito é uma ciência humana e como tal, vai se modificando de acordo com o que a sociedade precisa. A sociedade de 2018 é muito diferente da sociedade de 1940, quando o Código Penal foi criado, por isso ele já foi modificado inúmeras vezes. Para ser justo, o Direito precisa ser diferente para os que sofrem desigualdades; e a mulher tem uma série de peculiaridades que o homem não tem”, explicou.

Delegada do Departamento de Feminicídio do Maranhão, Ludimila Pimenta, em palestra sobre violência doméstica

A delegada destacou ainda, a importância de debater o assunto no espaço universitário e afirmou que a temática tem muito a agregar a todos os alunos, não só do curso de Enfermagem.

“Trazer o respectivo tema para o meio acadêmico é fundamental, pois não tivemos uma divulgação muito ampla sobre a Casa da Mulher e seu funcionamento. No meio acadêmico, estudantes dos cursos de Direito, Psicologia e Assistência Social, por exemplo, precisam saber disso, pois é uma área onde poderão estagiar, aprender e observar o que está acontecendo,  e levar coisas novas das IES para lá”, concluiu a delegada.

A estudante e uma das organizadoras do evento, Cárita Lisboa, contou que a violência doméstica é bastante debatida na mídia e diante das estatísticas alarmantes, principalmente no Maranhão, achou importante trazer um convidado que pudesse discutir melhor o assunto. “É fundamental para que as mulheres tenham conhecimento de quais medidas tomarem caso sejam agredidas ou presenciem alguma situação desse tipo, além do conhecimento sobre o funcionamento da Delegacia da Mulher Brasileira que agora é  24h”, destacou a acadêmica do 8º período de Enfermagem.

Alunos prestigiam palestra sobre violência doméstica Alunos marcaram presença na palestra “Violência contra a mulher não tem desculpa, tem lei!”

0 comentário em “Violência contra a mulher é tema de palestra do curso de Enfermagem

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.