Giro Acadêmico Jornalismo

Exercício físico para idosos: estratégia não farmacológica na prevenção de patologias

Por Kélia Lemos

De olho no crescimento populacional dos idosos no Brasil, e como parte da programação do SLZ Fitness, a Universidade Ceuma promoveu o curso “Exercício físico para indivíduos idosos, diabéticos, obesos, hipertensos e pós-acidente vascular cerebral”, ministrado pelo Dr. Bruno Bavaresco Gambassi, especialista em Fisiologia do Exercício e Mestre em Saúde do Adulto e da Criança.

FOTO 1 Dr. Bruno Bavaresco Gambassi fala sobre a importância do exercício físico na prevenção e controle de patologias

No primeiro dia do curso, iniciado nessa sexta-feira (19), o professor explicou a importância de profissionais de Educação Física estarem preparados para atender a esse tipo de público, visto que até 2025 o Brasil será considerado o 6º país com o maior número de pessoas idosas no mundo. “Esse curso é importante pela relevância clínica. Essas pessoas necessitam de um cuidado especial e o exercício físico já é amplamente reconhecido como uma estratégia não farmacológica na prevenção e controle das patologias associadas ao envelhecimento”, afirmou.

FOTO 2 Para o especialista, os profissionais precisam estar preparados, pois essa população requer cuidados diferenciados

O especialista Bruno Gambassi demonstrou ainda alguns tipos de exercícios e reforçou a importância da prática como forma de prevenir e tratar doenças crônico-degenerativas. Para ele, o profissional de Educação Física deve estar atento a essa população diferenciada,  podendo proporcionar benefícios a esses indivíduos.

Ao final do curso, que teve duração de três dias, os profissionais puderam aprender questões como: para qual tipo de idoso está prescrevendo o exercício; o que fazer para prescrever o exercício adequado para cada grupo de idoso; além de informações relevantes sobre diabéticos, hipertensos e pós-acidente vascular cerebral.

0 comentário em “Exercício físico para idosos: estratégia não farmacológica na prevenção de patologias

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.