Por Kélia Lemos
De olho no crescimento populacional dos idosos no Brasil, e como parte da programação do SLZ Fitness, a Universidade Ceuma promoveu o curso “Exercício físico para indivíduos idosos, diabéticos, obesos, hipertensos e pós-acidente vascular cerebral”, ministrado pelo Dr. Bruno Bavaresco Gambassi, especialista em Fisiologia do Exercício e Mestre em Saúde do Adulto e da Criança.
Dr. Bruno Bavaresco Gambassi fala sobre a importância do exercício físico na prevenção e controle de patologias
No primeiro dia do curso, iniciado nessa sexta-feira (19), o professor explicou a importância de profissionais de Educação Física estarem preparados para atender a esse tipo de público, visto que até 2025 o Brasil será considerado o 6º país com o maior número de pessoas idosas no mundo. “Esse curso é importante pela relevância clínica. Essas pessoas necessitam de um cuidado especial e o exercício físico já é amplamente reconhecido como uma estratégia não farmacológica na prevenção e controle das patologias associadas ao envelhecimento”, afirmou.
Para o especialista, os profissionais precisam estar preparados, pois essa população requer cuidados diferenciados
O especialista Bruno Gambassi demonstrou ainda alguns tipos de exercícios e reforçou a importância da prática como forma de prevenir e tratar doenças crônico-degenerativas. Para ele, o profissional de Educação Física deve estar atento a essa população diferenciada, podendo proporcionar benefícios a esses indivíduos.
Ao final do curso, que teve duração de três dias, os profissionais puderam aprender questões como: para qual tipo de idoso está prescrevendo o exercício; o que fazer para prescrever o exercício adequado para cada grupo de idoso; além de informações relevantes sobre diabéticos, hipertensos e pós-acidente vascular cerebral.
0 comentário em “Exercício físico para idosos: estratégia não farmacológica na prevenção de patologias”