Giro Acadêmico Jornalismo

Palestra do II PROTECH atrai estudantes dos cursos de Engenharia e Sistemas de Informação

Por Suellen Evelyn

Aconteceu na Universidade Ceuma, Campus Renascença, a palestra sobre o profissional de Tecnologia da Informação, organizada por egressos do curso de Sistemas da Informação, tendo como finalidade mostrar a importância da especialização após a graduação e do empreendedorismo na área de Integração de Sistemas fora do país.

A palestra com o tema “Entre o mercado e o mestrado: caminhos para o sucesso após a graduação”, contou com a presença do ex-aluno da instituição, Cássio Raijonh, e dois outros egressos que estão atualmente trabalhando no Canadá e Austrália como empreendedores. Os profissionais contaram suas experiências de mercado de trabalho fora do Brasil, destacando suas principais dificuldades e desafios no início dessa jornada.

DSC_0240 O ex-egresso, Cássio Raijonh, foi o mediador da troca de experiências. Fotos: Suzane Mesquita

Aimoré Costa contou que após se formar no curso de Sistemas de Informação na Universidade Ceuma, se mudou para Alemanha levando toda a bagagem que aprendeu na graduação e seu ingresso no mercado de trabalho só confirmou a importância dessa etapa. “Depois que comecei a atuar com programação em desenvolvimento de habitações de uma empresa, eu notei o quanto é fundamental aprender os primeiros passos na Universidade. Precisamos entender que tudo isso irá agregar para o futuro e para a nossa experiência profissional”, ressaltou.

Elda Regina, professora e coordenadora dos cursos de Engenharia de Computação e Sistemas de Informação explicou que a programação do Dia do Egresso, voltada para esses cursos, já está em sua segunda edição. O objetivo é trazer para o espaço acadêmico a realidade do mercado de trabalho no exterior, com relatos de alunos que estão vivendo experiências profissionais e especializações, como o Mestrado. “Isto serve como grande motivação, pois sabemos que a graduação não é algo fácil e que existem momentos que o aluno se sente desmotivado”, frisou.

DSC_0247 (1) Laboratório de Informática lota em palestra sobre mercado de TI. Fotos: Suzane Mesquita

Luís Cláudio, estudante de Engenharia da Computação ressaltou que a palestra foi muito enriquecedora para ele, pois teve como intuito incentivar e mostrar aos alunos que também podem alcançar estabilidade financeira e uma boa carreira fora do país, tendo se formado na Universidade Ceuma.

“As dicas dadas pelos palestrantes sobre como está o mercado hoje, aqui e fora, bem como as informações sobre o que o profissional de TI precisa para se destacar, me ajudaram bastante. Entendi também que a graduação é apenas um pequeno passo”, declarou o acadêmico do 3º período.

0 comentário em “Palestra do II PROTECH atrai estudantes dos cursos de Engenharia e Sistemas de Informação

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.