Giro Acadêmico Jornalismo Saúde

Saúde do Idoso: uma abordagem multidisciplinar

Por Talita Romênia

Como parte da programação do VI Congresso de Saúde e Bem- Estar, aconteceu no Salão Nobre da Universidade Ceuma uma mesa redonda com o propósito de discutir sobre um novo estilo de vida para melhorar a saúde dos idosos. Ela foi composta por profissionais da área da saúde e professores de Educação Física, que esclareceram diversas dúvidas dos estudantes.

Segundo a médica geriatra, Mestra em Saúde do Adulto, Maria Zali Lucas, é essencial tratar sobre a saúde do idoso, pois o topo da pirâmide etária brasileira está se alargando cada vez mais, por isso, devemos nos preocupar com o envelhecimento saudável. “O processo de envelhecimento é um desenvolvimento corporal, biológico e psicossocial. A partir daí, podemos fazer uma reflexão e observarmos o quanto o nosso país caducou, assim, devemos estudar formas para o nosso idoso viver com independência e funcionalidade’’, explicou.

Para a nutricionista Drª. Rosângela Lopes, devemos ter a preocupação em consumir alimentos saudáveis desde o início da vida para que na velhice não tenhamos doenças causadas pela má alimentação. “A fase da terceira idade é a que mais devemos ter cuidado com os alimentos que ingerimos, principalmente com o consumo de carboidratos inapropriados. Uma alimentação rica em frutas e legumes é essencial’’, ressaltou.

A Universidade Ceuma possui um projeto de extensão chamado ‘Uniceuma Sem Fronteiras’, coordenado pela professora Mestre Erivânia Alves de Araújo, com o objetivo de proporcionar uma melhoria na qualidade de vida dos idosos. “Promover o bem-estar físico, psicológico e social deles é satisfatório para nós. A maioria dos idosos que participam são mulheres acima dos 40 anos e é com muita satisfação que criamos esse projeto. Fico imensamente feliz em coordená-lo’’, concluiu.

dsc_0145.jpg

0 comentário em “Saúde do Idoso: uma abordagem multidisciplinar

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.