Por Talita Romênia
A morte súbita no mundo do esporte está cada vez mais comum e foi um dos assuntos abordados durante o VI Congresso de Saúde e Bem-estar da Universidade Ceuma. A programação foi conduzida pelo especialista em Medicina Esportiva Aplicada às Ciências da Saúde, Ednei Costa Maia, que falou como acontecem esses casos. ‘‘Não é comum esse tipo de morte. Ela é consequência de uma doença cardiovascular que tem sintomas silenciosos, mas, em geral, tem uma causa inicial. Geralmente, acontece quando o atleta está fazendo um esforço físico muito grande. Por isso, é importante que a o atleta faça exames periódicos para evitar esse problema’’, relatou o médico.
Jurema Lopes fala sobre a suscetibilidade de pessoas serem acometidas por esta fatalidade
A professora do curso de Educação Física e Mestre em Saúde, Jurema Lopes, comentou sobre os atletas que realizam esportes só esporadicamente, ditos “atletas de fim de semana”. ‘‘Essas pessoas estão muito mais suscetíveis a terem uma morte súbita, pois não estão condicionadas à prática de exercícios físicos e muitas vezes não têm uma alimentação adequada no decorrer da semana’’, explicou. A profissional reforçou a fala de Ednei Costa, alertando para a importância de se fazer um check-up antes de praticar qualquer atividade física.
“É indispensável cuidarmos da saúde para prevenir problemas como esse”, comentou Bruna Duarte, estudante do 5° período de Educação Física.
0 comentário em “Morte súbita é debatida no VI Congresso de Saúde e Bem-estar”