Giro Acadêmico Jornalismo

Consultoria em Alimentos: uma abordagem prática

Flavianny Duarte

A palestra, ministrada pela professora Mestra em Alimentos e Nutrição e especialista em Tecnologia dos Alimentos, Marina Rocha, levou aos acadêmicos e formandos o passo a passo de como realizar e começar uma consultoria.  e qual fundamentação teórica para que essas pessoas possam buscar o serviço com grande responsabilidade na  na área dos alimentos.

Inicialmente, a professora explicou em que consiste o serviço e qual fundamentação teórica seguir para oferecer um trabalho com responsabilidade e qualidade na área dos alimentos. “É uma prestação de serviços totalmente personalizada, voltada para o aconselhamento de uma empresa ou pessoa física na execução de projetos em tempo definido”, relatou.

Recebendo seu certificado da organização Prof. Me. Marina Rocha recebendo seu certificado da Organização do Curso de Nutrição

A nutricionista destacou ainda para os futuros profissionais como iniciar uma consultoria:

  • Visitar a empresa para venda de serviços prestados ou para análise das necessidades da mesma;
  • Verificação das necessidades da empresa e das demandas do gestor;
  • Aplicação do Check List da RDC 275 (Lista de verificação das boas práticas de fabricação em estabelecimentos produtores/industrializadores de alimentos);
  • Elaboração de uma proposta de prestação de serviços.

A acadêmica do 6° período de Nutrição, Adellayde Maramaldo, contou a importância da realização dessa palestra. “Foi rica em conhecimento, tanto para nós graduandos da Universidade quanto para os demais ouvintes de outras instituições, tratando de um assunto que vem crescendo muito na nossa área. O assunto nos envolveu de forma simples e dinâmica, ressaltando como o profissional pode exercer e ajudar na melhoria da qualidade de vida das pessoas”, relatou a estudante.

De acordo com a palestrante, Marina Rocha, os serviços mais comuns de uma Consultoria de Alimentos são as Boas Práticas de Fabricação; Elaboração de Manual de Boas Práticas e POP’s; Treinamentos e Capacitação; Gestão de Custo; Gestão de Cardápio; Engenharia de Cardápio; Ficha Técnica; Gestão de Compras e Estoques e Rotulagem Nutricional.

0 comentário em “Consultoria em Alimentos: uma abordagem prática

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.