Giro Acadêmico Jornalismo

Estudantes de Odontologia participam de curso sobre HMI

Por Kélia Lemos

A XVII Jornada de Odontologia contou com uma programação especial durante o VI Congresso da Saúde e Bem-estar com palestras, cursos, hands on e apresentações de trabalhos científicos.

A Hipomineralização de Molares Incisivos – HMI é uma doença de origem sistêmica no esmalte dentário e, diante de em decorrência de sua importância para o profissional de Odontologia, a temática foi debatida na hands on 3 realizada na jornada.

O curso foi ministrado pelo Cirurgião-dentista Marco Aurélio Paschoal, graduado em Odontologia pela Universidade de São Paulo (USP); com Doutorado em Ciências Odontológicas pela Universidade Estadual Paulista (UNESP) e Pós-doutorado no College of Dentistry of New York University. O profissional atualmente é professor de graduação em Odontologia da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais – PUC MINAS.

FOTO 1Dr. Marco Paschoal falou sobre a importância do diagnóstico em HMI para o tratamento adequado da patologia

Para ele, além da importância do tema, o formato escolhido fez toda a diferença no aprendizado. “Como o curso é uma hands on, ele foi elaborado num total de 4 horas. As duas primeiras horas são de aula teórica sobre a temática e as outras duas horas são voltadas para a parte prática, em que vamos exercitar tudo o que aprendemos em aula”, afirmou.

“O tema da Hipomineralização é muito presente no cotidiano da prática clínica dos alunos, só que eles não têm o conhecimento em diagnosticar esse defeito de esmalte. Quando as crianças chegam com esse defeito nas clínicas, elas chegam com muita dor, muita perda do dente, então nós temos que saber diagnosticar este problema para indicarmos um tratamento adequado para o caso”, destacou o professor.

A segunda parte do curso constou os protocolos estudados, principalmente os protocolos de restauração; protocolos de anestesia; protocolos de materiais dentários e de prevenção, que são aplicados para esse defeito.

FOTO 2O Dr. Marco Paschoal demonstrou de forma prática o uso dos equipamentos utilizados no tratamento de HMI

Durante o curso os alunos puderam aplicar o laser, manipular os materiais, sentir o gosto e a textura dos materiais utilizados e sua constituição.

0 comentário em “Estudantes de Odontologia participam de curso sobre HMI

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.