Giro Acadêmico Jornalismo

Mesa redonda traz como tema a produção científica dos graduandos de Enfermagem

Por Isabella Duarte

A produção científica dos alunos do curso de Enfermagem foi o tema de mesa redonda promovida pela coordenação do curso. O objetivo foi discutir a importância da iniciação científica na graduação e como isso expande o conhecimento e as fronteiras de pesquisa do aluno, além da contribuição que traz para o processo de aprendizagem de acordo com a linha de interesse de cada graduando.

A mesa redonda foi composta pelos acadêmicos de Enfermagem participantes do Programa de Iniciação Científica (PIBIC), que relataram suas experiências enquanto pesquisadores e os impactos disso na área acadêmica e pessoal.

O estudante Jorge Fernando Viegas, do 8º período de Enfermagem,  veio do interior do Maranhão, do município de Cururupu, para realizar sua graduação em São Luís, e hoje é aluno do PIBIC. “A iniciação científica faz com que o aluno saia da sua zona de conforto, sem contar que o professor nos ensina a ter um olhar e um vocabulário mais científico e a sabermos utilizar esse estudo para o nosso benefício”, afirmou.

Wanessa Martins, também estudante do 8° período e presidente da Liga Acadêmica de Habilidade de Enfermagem, disse que este processo de imersão na pesquisa proporciona ao aluno ir além da dimensão de sala de aula. “Muitos acadêmicos só passam a ter conhecimento dessa produção a partir da disciplina de Metodologia Científica que é o início do TCC. E quando se almeja um mestrado e um doutorado, não tem uma produção científica tão boa porque não soube aproveitar durante a graduação”, ressaltou.

Considerar a iniciação científica um divisor de águas foi unanimidade entre os alunos. Eles destacaram ainda que a vivência na prática do laboratório permite a interdisciplinaridade e o conhecimento sobre outras áreas da saúde, como Farmácia e a Biomedicina.

0 comentário em “Mesa redonda traz como tema a produção científica dos graduandos de Enfermagem

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.