Giro Acadêmico Jornalismo

Eixo de Segurança do Paciente é tema de palestra promovida pelo curso de Enfermagem

Por Samantha Araújo

O curso de Enfermagem promoveu um conjunto de palestras sobre a segurança do paciente e contou com diversas especialistas, que de forma clara, debateram e esclareceram dúvidas dos alunos a respeito de um tema que está presente na grade curricular, e entretanto, é pouco explorado na sala de aula de forma teórica.

A primeira palestra, sob o tema “A segurança do paciente nos cuidados de urgência e emergência”, ministrada pela enfermeira Daniele Veloso, que é especialista em Qualidade e Segurança e Mestranda em Educação e Ciência pela Escola Superior de Tecnologia e Saúde de Coimbra, explicou como melhorar a cultura da segurança nos hospitais do estado do Maranhão. “É necessário implantarmos a cultura de segurança, ações de gerenciamento, ações educativas e, principalmente, uma comunicação efetiva entre todos os polos de um hospital, pois, para que a segurança do paciente melhore, esses pontos devem ser cumpridos”, explicou a enfermeira.

A palestrante elencou as dificuldades encontradas em emergências hospitalares como: profissionais insatisfeitos, falha no seguimento da rotina, condições precárias de trabalho, conflitos internos e/ou pessoais, grande preocupação em gerenciamento e monitoramento de eventos adversos e outros.

Daniele Veloso citou ainda que é de suma importância que os hospitais criem estratégias para segurança do paciente e do profissional e realizem treinamentos constantes da equipe que ali atuam, buscando sempre inovação tecnológica, efetividade e eficiência em suas demandas.

0 comentário em “Eixo de Segurança do Paciente é tema de palestra promovida pelo curso de Enfermagem

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.