Giro Acadêmico Jornalismo

Mesa redonda trata sobre transexualidade no esporte

Por Nazaré Nunes

Esporte de rendimento e transexualidade no Brasil foi um dos temas debatidos no último congresso realizado pela Universidade Ceuma. O evento, promovido pelo curso de Educação Física,  trouxe para discussão profissionais de diferentes áreas, como educador físico, médico e advogado.

Um dos exemplos citados sobre o tema foi o caso de Tifanny Abreu, ponteira do Vôlei Bauru e primeira transexual a atuar na Superliga Feminina de Vôlei.  Sua história teve uma grande repercussão no mundo do esporte e até hoje continua causando debates acalorados, inclusive, na época, a jogadora Sheilla Santos se posicionou em sua rede social contra a liberação de Tifanny pela Confederação Brasileira de Vôlei (CBV).

Segundo a professora Mestre Bianca do Nascimento, o tema da mesa veio com o objetivo de ensinar e reforçar a conduta do profissional de Educação Física, que, por sua vez, deverá estar habilitado a lidar com todas as categorias humanas, entre elas, os transexuais. Ela cita alguns passos para capacitar esse profissional: ‘‘o primeiro  passo é conhecer quem são eles e suas identificações e  conseguirem dentro desse processo de trabalho de intervenção  profissional, agir da melhor maneira possível’’ comenta.  Bianca  ressaltou que é fundamental que os alunos conheçam e dominem esse tipo conteúdo.

Um dos palestrantes da mesa, João Antônio, Médico do Esporte e Oficial de Controle de Dopagem da U.S Anti-Doping Angency’s, comentou a importância da  iniciativa em estar trazendo essa temática para dentro da universidade. Segundo ele, seu principal fator está na  promoção de discussões bem atuais que vêm acontecendo dentro do esporte e que servem como aprendizado e preparo para os alunos que estão saindo da faculdade e adentrando no mercado do trabalho.

0 comentário em “Mesa redonda trata sobre transexualidade no esporte

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.