Por Suzane Mesquita e Nazaré Nunes
Na última semana ocorreu a 18° Semana de Psicologia da Universidade Ceuma. A abertura, realizada no Espaço Renascença, contou com a Conferência Magna “A Psicologia na Contemporaneidade: relações líquidas, tecnologização e o crescimento dos casos de suicídios”, ministrada pela professora Mestre em Psicologia, formada pela Universidade Estadual de Maringá, Raquel Antoniassi.
Para a professora e coordenadora adjunta Karine Azevedo, os assunto apresentados são de extrema importância para os estudantes da área. “Essa temática é justamente para que os futuros profissionais saibam lidar de forma apropriada sobre a questão do suicídio, a prevenção e posvenção. E também como estamos vivendo em uma modernidade de relações líquidas por conta da tecnologia”, explicou.
Professora Raquel Antoniassi ministra palestra de abertura 18° Semana de Psicologia da Universidade Ceuma
A palestra foi baseada em Zygmunt Bauman e seu conceito de modernidade líquida, definida como a ausência de algo sólido, trabalhando a concepção da fragilidade do mundo atual em que nada é durável. “Ela é um olhar diferenciado de todas as questões e valores praticados em tempos remotos, e começa a existir a partir dos paradigmas modernos, principalmente com o advento da tecnologia e facilidade de acesso a tudo”, esclareceu a psicóloga Raquel Antoniassi.
Ela explicou ainda que vivemos em uma sociedade na qual perdemos a noção da coletividade e superestimamos o individualismo, pois, a todo tempo verbaliza-se por aí frases do tipo “seja você mesmo” ou “seja quem você quiser” e alguns levam isso ao extremo e passam a esquecer do outro.
Na palestra também foi debatido o assunto da tecnologização. Um dos pontos levantados a respeito da democratização da tecnologia é o reflexo disso na formação do ser humano, que, segundo Raquel, pode prejudicá-lo em sua cadeia social. De certo, estamos em uma sociedade em que o relacionamento virtual é mais conveniente do que o relacionamento presencial. Ela destaca que a tela do celular, os likes, os coments, as mensagens e os elogios virtuais são muito mais importantes do que um singelo olhar humano.
De acordo com Cláudia Nascimento, estudante do 4° período de Psicologia, o assunto foi de enorme aprendizado. “Pude perceber como o aumento dos problemas psicológicos estão relacionados com o uso massivo da tecnologia e isso tem intensificado as relações líquidas da modernidade. E os casos que a palestrante trouxe, despertaram em mim a vontade de aprofundamento no assunto”, declarou.
0 comentário em “Modernidade líquida e casos de suicídios são assuntos de palestra de Psicologia”