Giro Acadêmico Jornalismo

Minicurso sobre Legislação de Rotulagem Nutricional é realizado na Universidade Ceuma

Por Flavianny Duarte e Samantha Araújo

Ministrado por Gilberth Nunes, o  minicurso “Elaboração de Informação Nutricional Segundo a Legislação de Rotulagem dos Alimentos”, forneceu aos alunos uma possibilidade de conhecimento sobre como as empresas alimentícias elaboram as rotulagem dos produtos comercializados, os quais oferecem ao consumidor informações a respeito do que eles consomem.

O professor Mestre Gilberth Silva contou que a rotulagem nutricional dos produtos serve para descrever os nutrientes e calorias que o alimento possui. “É fundamental que se deva informar ao consumidor sobre o que está sendo adquirido, assim possibilitaremos uma escolha por alimentos que sejam mais saudáveis. Além disso, temos a possibilidade de reconhecer o produto para situações clínicas especiais e obedecer as recomendações de nutrientes por faixa etária e sexo”, explicou o especialista.

foto-1-minicurso.jpgProfessor Mestre Gilberth Silva explica sobre a função da descrição de nutrientes na rotulagem dos alimentos

Ele destacou que existem alguns modelos de rotulagem nutricional que são eficientes, e aconselhou a todos analisarem quando forem consumir algum produto alimentício. “Ao verificar algum tipo de alimento, olhem se a rotulagem contém alertas na parte frontal das embalagens. Isso apresenta relação custo benefício favorável para auxiliar os consumidores a fazerem suas determinadas escolhas com alimentos saudáveis e sem contar que estimula os fabricantes a reformularem seus produtos”, afirmou.

Todos os alimentos devem seguir uma legislação de rotulagem e o descumprimento dessa regra pode causar doenças crônicas não transmissíveis, produtos de baixa qualidade nutricional e falta de um mercado alimentício organizado e com respaldo técnico e científico.

A estudante Adellayde Maramaldo, do 6° período de Nutrição, explicou sobre a relevância do minicurso. “Foi um tema de extrema importância para nós graduandos. É válido ressaltar que conhecimento é sempre bem-vindo. Nos foi apresentado todo o trabalho e as técnicas da legislação que nós, futuros profissionais, devemos seguir como, os RDC’s, Sindicatos Municipais, Estadual e Federal, o que devemos saber para ser utilizados na criação do alimento e da própria rotulagem”, destacou a aluna.

0 comentário em “Minicurso sobre Legislação de Rotulagem Nutricional é realizado na Universidade Ceuma

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.