Por Carliane Mendonça
A V Jornada de Biomedicina foi realizada na Universidade Ceuma e trouxe como tema “Perícia criminal com ênfase nos crimes contra a vida”. A palestra, ministrada por Ione Cristina Pereira e Érica Oliveira, levantou um ponto de grande relevância para os alunos: o biomédico como perito criminal.
Levando em consideração que o trabalho desses profissionais consiste na utilização das ciências forenses (conhecimentos científicos de áreas diversas que são manuseados para investigar crimes) a fim de que sejam produzidas provas técnicas ou periciais a partir de vestígios. O perito pode trabalhar tanto nos locais onde os delitos foram cometidos ou em laboratório.
Especialista Ione Pereira destacou as inúmeras áreas que o biomédico pode trabalhar dentro do campo criminal.
“Os biomédicos que desejam atuar como peritos realizarão análises químicas, genéticas e moleculares das evidências de um crime. Para ser um perito criminal você pode ser de qualquer área, seja área técnica, seja área da saúde e até área de humanas”, explicou Ione Pereira.
João Victor, aluno do 4° período, contou que esse tema foi necessário, pois elucidou algumas dúvidas sobre especialização. “Para mim foi um assunto de grande importância saber que o biomédico pode atuar em diversas áreas da perícia. Foi uma manhã de bastante aprendizado”, contou.
0 comentário em “V Jornada de Biomedicina debate sobre Perícia Criminal”