Giro Acadêmico Jornalismo

V Congresso Nacional do Curso de Direito tem como tema a Constituição de 1988

Flavianny Duarte

A Conferência de Abertura do V Congresso Nacional do Curso de Direito e da XXV Jornada Jurídica Acadêmica, realizados pela Universidade Ceuma, trouxe o tema “Em defesa da Constituição de 1988 e de suas Diretrizes para aplicação da Justiça”. A palestra foi  ministrada pelo Mestre em Direito e Professor Universitário de Filosofia do Direito e Filosofia Política e pelo Dr. Agostinho Ramalho Neto.

A Solenidade de abertura, que aconteceu no Espaço Renascença, contou com a presença de autoridades, gestores, professores, alunos e convidados, além da participação do Coral da Universidade.  O objetivo geral do evento foi promover a discussão sobre o aniversário de 30 anos da Constituição Federal de 1988, através de conferências em recursos, fomentando a disseminação do conhecimento crítico, com foco nos fundamentos jurídicos e no contexto sociopolítico.

Os especialistas frisaram que a Constituição é a garantia de uma democracia com forte participação popular para além do ato de votar e ser votado. “A sociedade se mostra repleta de situações que evidenciam o aprimoramento das relações em diversos níveis, como, por exemplo, meio de consenso para superação dos dilemas que afligem as diversas relações da consolidação do papel dos direitos humanos”, afirmou Agostinho Neto.

dsc_02115b15d-e1541653062247.jpgCoordenador do Curso de Direito, Silvio Leite, entrega certificado ao Dr. Agostinho Ramalho Neto

“Todos nós devemos buscar a construção de uma sociedade mais justa, digna e igualitária, nos conscientizando do grande potencial que possuímos para promover a cidadania e o postulado da dignidade da pessoa humana, revertendo o descrédito dos políticos e das políticas públicas e qualificando-nos como mola propulsora do Estado Democrático de Direito”, ressaltou o coordenador do curso de Direito, professor Mestre Silvio Carlos.

A acadêmica do 7º período, Taynara Brito, contou que essa palestra foi enriquecedora por abordar a defesa da democracia. “Nós vivemos no Estado Democrático, onde nós, cidadãos, temos direito, mas percebemos que os direitos constitucionais e infraconstitucionais estão sendo flexibilizados ou simplesmente retirados, definindo-se como uma grande afronta à população brasileira”, disse a aluna.

0 comentário em “V Congresso Nacional do Curso de Direito tem como tema a Constituição de 1988

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.