Por Taynara Silva
Aconteceu na Universidade Ceuma, Campus Renascença, a palestra: “Educação de Crianças e adolescentes na era digital”, ministrada pela psicóloga, psicopedagoga e Doutora em Ciência pela Unifesp, Mariana Rocha Figueiredo.
Durante o evento, a psicopedagoga falou sobre como a tecnologia digital mudou a forma como as pessoas se comunicam e socializam entre si, além do fato de que trouxe novas informações, mudando o modo comportamental tantos dos adultos quanto das crianças e adolescentes, sobretudo, os chamados “nascidos na era digital”.

Um dos maiores benefícios da tecnologia, segundo Mariana Figueiredo, é estimular o senso crítico das crianças, e isso se dá através de diversas atividades, como por exemplo, a interação através de jogos online. Quanto aos malefícios, a exclusão social é um dos principais problemas percebidos, inclusive pode contribuir para o desenvolvimento da obesidade, entre outras doenças.
A psicopedagoga enumerou algumas consequências negativas do uso excessivo das tecnologias:
– Tempo excessivo de (TV, mídia eletrônicas);
– Privação e distúrbios de sono;
– Prejuízo na atenção;
– Reduções das horas de estudos e prejuízos acadêmicos;
– Aumento de comportamento agressivo.
Durante a palestra foram feitas algumas recomendações sobre o uso das tecnologias, como: o tempo de uso diário conforme a idade; conversas sobre as regras de uso da internet (senhas, privacidade, segurança); e monitoramento de sites, programas, etc.
Ao final, a palestrante frisou que o uso excessivo das novas tecnologias causam interferências nos vínculos sociais, pois quanto maior o tempo gasto na internet, menor é o tempo gasto no relacionamento frente à frente, por isso, ressaltou a importância de valorizar o relacionamento presencial.
0 comentário em “Tecnologia: Educação de crianças e adolescentes na era digital”