Giro Acadêmico Jornalismo

NDE realiza mais uma etapa de Formação de Professores e Coordenadores do Ceuma

Por Kélia Lemos

Como parte de mais uma etapa de formação, o Núcleo Docente Estruturante (NDE) da Universidade Ceuma realizou mais uma edição da Política de Formação de Professores e Coordenadores da Instituição. Na ocasião, professores e coordenadores discutiram e compartilharam resultados das experiências dos processos e metodologias adotadas em sala de aula.

Representando o curso de Administração, o professor Doutor Carlos Ronchi, observou que esses encontros proporcionam desenvolvimento e melhoria quanto ao uso de metodologias ativas no ensino. “Em decorrência das novas demandas e das novas possibilidades de aprendizagem, compartilhar essas experiências e trocar ideias com os nossos colegas professores nos permitem melhorar e sermos muito mais assertivos em sala de aula”, pontuou.

Professor Carlos Ronchi reforçou a importância do uso de metodologias ativas no ensino. Foto: Samantha Araújo

Além disso, ele destacou o uso da Metodologia 3T, que se baseia na realidade de que há três turnos de ensino e isso requer outras estratégias. “Nós entendemos que se um professor for fazer apenas aula expositiva durante esses três tempos, isso poderá gerar situações de dificuldade de aprendizagem. Então, nós começamos a testar uma série de metodologias para dividir esse tempo entre aula expositivo-dialogada e aula prática”, explicou.

Sobre essas estratégias, Carlos Ronchi ressaltou a adoção de sala virtual, com uso de filmes; gravação de podcast com os melhores trechos de aulas, além de artigos e livros para estimular o processo.

Para a coordenadora do Programa de Educação Continuada e Desenvolvimento Profissional, professora Doutora Nadja Fonseca, esses encontros mensais possibilitam analisar os resultados obtidos para assegurar bons desempenhos. “Esses momentos nos permitem  ver quais foram as fragilidades e quais são as potencialidades ao longo processo”, afirmou.

Ela acrescenta que essa inversão em sala de aula coloca o professor como um mediador dessa aprendizagem, entendendo os alunos como os protagonistas dessa dinâmica. Assim, a relação intrínseca de socialização a partir do ensino promove cada vez mais a construção não só de novos conhecimentos para os discentes, mas de uma relação de maior interatividade entre as partes, gerando impactos para além do campo acadêmico.

O evento também contou com a presença da Pró-reitora de Graduação, professora Mestre Aline Mendonça e do Diretor Acadêmico da Instituição, Shen Paul Ming Jen.

A Pró-reitora de Graduação, professora Aline Mendonça, falou sobre a importância dessas Políticas de Formação para o desenvolvimento dos alunos. Foto: Samantha Araújo

0 comentário em “NDE realiza mais uma etapa de Formação de Professores e Coordenadores do Ceuma

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.