Giro Acadêmico Jornalismo

Projeto Integra Civil discute a importância do Porto do Itaqui

Por Nazaré Nunes e Suzane Mesquita

Conhecido por ter uma das maiores amplitudes de maré no Brasil, o Porto do Itaqui está em  6º lugar entre os portos públicos em movimentação de cargas.  Pensando nisso, a Universidade Ceuma, em conjunto com a coordenação do curso de Engenharia Civil, trouxe como tema de palestra “O Porto do Itaqui e a Integração Logística Regional”, realizado através do Projeto Integra Civil.

O objetivo do projeto é proporcionar aos discentes, profissionais e professores um ambiente de contato com as novas tecnologias e conhecimento, no campo da engenharia. Para isso convidou o presidente da Empresa Maranhense de Administração Portuária (EMAP), Ted Lago, para abordar alguns pontos sobre o Porto do Itaqui.

DSC_0804.JPGPresidente da EMAP, Ted Lago, ressaltou a abrangência do Porto do Itaqui no território brasileiro

Ted Lago falou sobre o que o Porto do Itaqui proporciona à população maranhense, formada por mais de 50 milhões de pessoas. “Ele está no nosso cotidiano, desde o pão do café da manhã, o gás de cozinha, o combustível de transporte público, isto é, tudo que está na nossa rotina passou por ele, isso nos mostra como o Porto é importante para o Maranhão”, relatou.

Em sua palestra, o presidente destacou os resultados financeiros e operacionais levantados até o mês de setembro deste ano, como 21 toneladas que  foram utilizadas para movimentação de cargas, resultando no ganho líquido de R$ 51,7 milhões. Isso originou uma redução de custos de mais de R$ 20 milhões de reais comparado ao estipulado para este ano.

Entre os principais produtos exportados pelo Porto do Itaqui está a soja. Em 2017 foram produzidas 6.152.909 de toneladas.

EXPORTAÇÃO de soja no porto (2)

Para a coordenadora do curso de Engenharia Civil, professora Adriana Marques, o propósito da palestra foi apresentar aos alunos a relevância desse assunto. “Temos como intuito falar sobre a importância do Porto do Itaqui para o nosso estado, fazendo o estudante conhecer as novidades, tecnologias e oportunidades, integrando-os cada vez mais no mercado de trabalho”, esclareceu.

0 comentário em “Projeto Integra Civil discute a importância do Porto do Itaqui

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.