Por Carliane Mendonça
A abertura da XXII Jornada de Fisioterapia da Universidade Ceuma teve como tema a “Integração sensorial e reabilitação do paciente pediátrico”. A palestra, ministrada pela professora Mestra em Fisioterapia pela Universidade Federal de São Carlos, Gabriela Lopes dos Santos, abordou a importância desse tema para os profissionais da Fisioterapia.

A professora explicou que a integração sensorial trabalha na junção dos sentidos humanos e coordenação do corpo, e se dá por um processo neurológico que organiza a informação sensorial para promover respostas adaptativas. Sobre esse processo, a professora afirmou: “essa Integração pode ser definida como a junção de todas as atividades sensoriais, incluindo a informação tátil, visual e auditiva, sendo um processo neurofisiológico referente à capacidade cerebral de organizar e interpretar a informação provinda dos sentidos”, comentou.
A terapia de integração sensorial está fundamentada em quatro princípios:
– A criança deve ser capaz de conhecer com sucesso os desafios que são apresentados através de brincadeiras propostas;
– A criança adapta seu comportamento estrategicamente em resposta aos desafios apresentados (resposta adaptativa);
– A criança tende a querer participar porque a atividade é divertida (engajamento ativo);
– As preferências da criança são usadas para iniciar a experiência terapêutica dentro da sessão (direcionado a criança);

Ao final do evento, Gabriela Lopes enfatizou que compreender o comportamento motor é fundamental para os fisioterapeutas, além de reforçar que o tema tem grande relevância para o campo acadêmico, finalizou.
0 comentário em “XXII Jornada de Fisioterapia debate sobre Integração Sensorial”