Giro Acadêmico Jornalismo

Cólica Menstrual: o que fazer?

Por Flavianny Duarte

A dismenorreia, conhecida popularmente como cólica menstrual, é o sintoma mais comum que acompanha a menstruação, junto à TPM (Tensão Pré-Menstrual), que é uma das principais queixas de mulheres que sofrem com esse tipo de problema, pois as dores são bastante desconfortáveis e podem até mesmo interferir na realização das atividades diárias.

20181108_181717

Pensando em ajudar mulheres que sofrem com esse problema, a Clínica Escola de Fisioterapia da Universidade Ceuma, oferece tratamentos que trabalham para diminuir a dor, promovendo alívio.  Esses recursos terapêuticos são feitos pelas alunas do 8° período, Tássila Bertoldo e Karla Castro.

Para Tássila Bertoldo é importante dar atenção e tratar a cólica menstrual: “sabemos que a cólica menstrual, dependendo do grau, pode ser um fator incapacitante nas atividades diárias das mulheres. Estudos apontam que a cólica tem grande responsabilidade nas taxas de presenteísmo (que é o empregado trabalhando doente) e absenteísmo (ausência do trabalhador do local de trabalho)”, relatou.

As alunas explicaram também que a terapia das pacientes é feita com o aparelho TENS (estimulação nervosa transcutânea),  que é um método eficaz e não invasivo no tratamento de dores crônicas e agudas, sem que haja a necessidade do uso de medicamentos.

O aparelho emite impulsos elétricos na pele que ativam mecanismos de controles internos do sistema nervoso, proporcionando uma ação analgésica. Após o tratamento a situação das pacientes é avaliada levando em conta o nível de dor antes e depois da utilização do método, para a análise dos resultados.

As estudantes também enumeram dicas e hábitos que ajudam a melhorar esse período:

– Manter uma alimentação saudável e equilibrada, ingerindo todos os nutrientes necessários e sem pular refeições, pois auxilia a saúde como um todo;

– Praticar exercícios físicos com frequência, o que colabora para a redução do fluxo menstrual e de possíveis processos inflamatórios graças à liberação da endorfina – hormônio que gera a sensação de satisfação;

O tratamento é realizado na Clínica Escola de Fisioterapia, que fica localizada no Campus Renascença e atende a Comunidade Acadêmica da Instituição e a população em geral, de 18 a 45 anos de idade. O horário de funcionamento é às terças, quartas e quintas, das 8h às 11h da manhã. Os interessados deverão realizar o agendamento diretamente no local com as acadêmicas Tássila Bertoldo ou Karla Castro.

0 comentário em “Cólica Menstrual: o que fazer?

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.